Um Breve Debate Sobre o Poder em Pierre Bourdieu e Norbert Elias
DOI:
https://doi.org/10.46269/3114.133Palavras-chave:
Norbert Elias, Pierre Bourdieu, PoderResumo
O presente ensaio tem como objetivo propor uma breve reflexão sobre o tema do poder nas obras de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. Os autores foram aqui escolhidos por terem elaborado amplas discussões acerca do poder, apesar de inúmeras semelhanças e diferenças. Norbert Elias trata o poder como algo eminentemente diverso. Juntamente como a sociedade, a noção de poder não é exterior aos indivíduos, pois, para existir, precisa de variados contextos para que possa ser colocado em movimento e funcionar. Pierre Bourdieu, entretanto, se preocupa de maneira mais especifica com as relações de poder existentes na sociedade. As duas teorias são cabíveis para um debate e tem importância impar nas ciências sócias.
Referências
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
__________. O Campo Econômico: a dimensão simbólica da dominação. Campinas, São Pau- lo: Papirus, 2000.
___________. O poder simbólico. 4. ed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2001
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
______. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
______. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2005.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
MALERBA, Jurandir. Ensaios: teoria, história e ciências sociais. Londrina: EDUEL, 2011.
WACQUANT, Loïq J. D.. O legado sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. In: Revista de Sociologia Política. Curitiba, n. 19, nov.2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010444782002000200007&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 30 de novembro de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Daniel Costa Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.