“Deixe o campo te levar”: sobre a importância da realização de etnografia para a construção de um objeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.46269/3114.136Resumo
No presente trabalho apresento, em linhas gerais, trechos da minha pesquisa de iniciação científica realizada junto a Estopim da Fiel – uma Torcida Organizada que apoia o Sport Club Corinthians Paulista, fundada e com sede no município de Diadema, componente da Região Metropolitana de São Paulo –, na qual busquei compreender quais são os valores simbólicos impressos na camisa oficial desta torcida que motivam torcedores do Corinthians a partilha- rem de momentos de sociabilidade nesta, a se associarem a esta e a comprarem a camisa da mesma. Desta pesquisa resultou o meu trabalho de conclusão de curso, apresentado sob a forma de monografia, intitulada: “vestir para se identificar, se identificar para vestir: a camisa oficial da Estopim da Fiel como elemento de construção e representação dos valores deste coletivo”. Busco, neste relato de pesquisa, demonstrar como a prática da pesquisa de campo fez-se essencial para construir o objeto e as questões norteadoras da pesquisa e, a posteriori, pensar o fenômeno proposto ao estudo.
Referências
BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâne- as. In: Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à Profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rithschild Ed., Anpocs, 2007.
DOUGLAS, Mary, ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens – para uma antropologia do consumo. Rio de janeiro, Editora UFRJ, 2004.
FRÚGOLI JR, Heitor. O urbano em questão na antropologia: interfaces com a sociologia. In, Re- vista de Antropologia, São Paulo, USP, 2005, V. 48 No 1.
LOVRETO, José Alberto; COSTA, Gualberto. A história do futebol no Brasil através do Cartum. Rio de Janeiro: Ed. Bom texto, 2004
MAGNANI, José G. C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 3a ed. São Paulo, Hucitec/UNESP, 2003.
NEGREIROS, Plínio José Labriola de Campos. Resistência e Rendição - A Gênese do Sport Club Corinthians Paulista e o futebol oficial em São Paulo - 1910-1916, São Paulo: PUCSP, 1992, dissertação de mestrado.
PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. Rio de Janeiro, Ed. Relume-Dumara, 1995. TOLEDO, Luiz Henrique. Torcidas Organizadas de Futebol. Campinas: Ed. Autores Associados/Anpocs, 1996 (coleção educação física e esportes).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Gabriel Moreira Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.