Imagens que relampejam: reminiscências das lutas sociais dos canavieiros nos imaginários sociológicos de estudantes secundaristas, Leme - SP
DOI:
https://doi.org/10.46269/3214.142Palavras-chave:
Greve de Canavieiros, Rememoração, Ensino de Sociologia.Resumo
Recentemente, no Estado de São Paulo observa-se progressiva diminuição dos postos de trabalho de canavieiros, influenciada pela mecanização e pelo Protocolo Agro-Ambiental do Setor Canavieiro Paulista, de 2008. Frente à ideologia do progresso que opera pelo apagamento de processos de embate entre capital e trabalho, aventou-se o desafio de perscrutar a memória coletiva sobre as lutas sociais, empreendidas por essa categoria, na década 1980. Objetivou-se o processo de rememoração da greve dos trabalhadores canavieiros de 1986, no município de Leme/SP, a partir das imagens sociais aprendidas por estudantes secundaristas, alguns filhos da primeira ou segunda geração de trabalhadores rurais. A metodologia empregada foi a pesquisa e leitura de matérias de jornais do período para a elaboração de painéis de ideias.
Referências
ARONI, Rafael. A Memória da greve dos canavieiros nos imaginários sociológicos de estudantes secundaristas no interior paulista. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, Salvador Bahia, 2013.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Série Bom Livro. São Paulo: Editora Ática, 1996.
BERTERO, J. F. . O embate entre o capital e o trabalho: as greves no meio agrário paulista na década de 1980. Perspectivas Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17/18, 1995.
BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito de História, In:Obras Escolhidas. Trad. Paulo Sérgio Rouanet, São Paulo, ed. Brasiliense, 1985.
PENIDO, Stella. “Walter Benjamin: a História como Construção e Alegoria”. In: O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC - Rio, n° 1, junho 1989.
SILVA, Helenice Rodrigues da. "Rememoração"/comemoração: as utilizações sociais da memória. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 22, n. 44, 2002 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000200008&lng=en&nrm=iso>. access on 20 May 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882002000200008.
TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. São Paulo, Atual, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rafael Aroni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.