As entrevistas semiestruturadas na pesquisa de campo: algumas considerações sobre o corte da cana-de-açúcar no noroeste paulista
DOI:
https://doi.org/10.46269/3214.144Palavras-chave:
Entrevista Semi-estruturada, Metodologias Qualitativas, Trabalhadores CanavieirosResumo
A proposta deste texto é apresentar alguns trechos, reflexões e dificuldades acerca do trabalho de campo realizado em minha pesquisa de iniciação científica, focada na produção sucroalcooleira, mais precisamente no corte da cana-de-açúcar, marcado pela coexistência do trabalho manual e do mecanizado. O estudo foi situado no Noroeste Paulista, locus da expansão recente desta produção, no qual seria possível, sobretudo, contrastar as propostas de incentivo à “modernização” do setor com as práticas ainda utilizadas, reconhecidas pela degradação social do trabalho dos cortadores de cana. Buscou-se, com isso, primeiramente, elucidar as motivações econômicas que perpassam a escolha do tipo de produção a ser seguido no corte da cana-de-açúcar, para, colocar à prova a hipótese de que existem determinações políticas, sociais e culturais que também norteiam as estratégias do setor sucroalcooleiro e, por consequência, a coexistência desses dois tipos de corte. Esta pesquisa resultou em meu trabalho de conclusão de curso, intitulado de “Política e Sociedade: Estudo sobre as motivações não econômicas do corte da cana no Noroeste Paulista”, orientado pelo Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins.
Referências
ANTUNES, Ricardo. Desenhando a morfologia do trabalho. In: PLANCHEREL, A. A.; BERTOLDO, E. (Org.). Trabalho e capitalismo contemporâneo. Maceió: Edufal, 2011. p.16-46.
FRASER, Márcia Tourinho Dantas; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, v.14 n.28, p. 139 -152, 2004.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IGBE Cidades, 2010. Disponível em <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=251230>
Acesso: 15 set. 2014.
MASSEY, Douglas. Economic development and international migration in comparative perspective. Population and Development Review, v. 14, n. 3, p. 383-413, set. 1988. Disponível em: <http://www.jstor.org/discover/10.2307/1972195?uid=3737664&uid=2129&uid=2&uid=70&uid=4&sid=2110 4847256647 > Acesso: 15 set. 2014.
SILVA, Maria Aparecida de Moraes. O trabalho oculto nos canaviais paulistas. Perspectivas, São Paulo, v. 39, p. 11- 46, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/4751>. Acesso: 15 set. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ana Carina Sabadin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.