Juventude, grupos de referência e memórias
DOI:
https://doi.org/10.46269/3214.146Palavras-chave:
Juventude, Memórias, Socialização, Relações geracionais, Juazeiro do NorteResumo
A categoria ‘juventude’ tem sido debatida em distintas e diversas reflexões no pensamento sociológico contemporâneo. Neste trabalho, a proposta é tratá-la a partir de sua relação com as memórias coletivas e sociais. A pesquisa foi realizada em Juazeiro do Norte-CE, enfocando quatro grupos de jovens em bairros distintos da cidade. Tratando as memórias juvenis como heranças geracionais e expressões da própria juventude, a hipótese é que, na construção memorial, haja, no trânsito geracional, influências significativas de grupos específicos, como a família, os amigos do bairro e os do ambiente escolar. Sob estas condições, o presente texto busca problematizar como redes de relações vividas pelos jovens são mecanismos para a compreensão das memórias coletiva e social em Juazeiro do Norte.
Referências
BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Editora Vozes, 1986. BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In: ___. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro:
Marco Zero, 1983.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Tao. 1979.
CORDEIRO, Domingos Sávio. Narradores do Padre Cícero: muito mais a contar. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.
CORDEIRO*, Maria Paula Jacinto. Entre chegadas e partidas: dinâmicas das romarias em Juazeiro do Norte. Fortaleza: Editora Imeph, 2011.
DAYRELL, Juarez. Por uma Sociologia da Juventude. Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG / setembro 2010. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7BD6965967-E284-4B3C-B005- A28EBBBE3B35%7D_Sociologia%20da%20Juventude.pdf Acesso em: 02/02/2014
DAMATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Juazeiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2010.
MACEDO, Ricardo Cruz. Lembranças Juvenis: relações geracionais e espaços de sociabilidades em Juazeiro do Norte. Monografia apresentada ao curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri - URCA. Crato, 2013.
MARTINS, Carlos Henrique dos Santos. Juventude e Memória: lembranças de tempos recentes. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Curitiba PR, julho de 2011. Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=196&Itemid=1 71 Acesso em: 26/09/2012.
MERTON, K Robert. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1999.
NUNES, Antônio Sedas. Sociologia e ideologia do desenvolvimento. Lisboa: Moraes, 1969. PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2a ed. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2003.
POLLACK, Michael. Memórias e identidades. 1992. Disponível em: http://reviravoltadesign.com/080929_raiaviva/info/wp-gz/wp- content/uploads/2006/12/memoria_e_identidade_social.pdf. Acesso em: 27/04/2013.
ROMERO, G. Maia. Interpretando o que se diz sobre jovens: um ensaio crítico. Verinotio - Revista On-line de Educação e Ciências Humanas No 8, Ano IV, Maio de 2008 - Publicação semestral. Disponível em: http://www.verinotio.org/conteudo/0. 62499424500856. pdf. Acesso em: 25/11/2012.
SIMMEL, George. Questões fundamentais de Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. UWE, Flick. Introdução à pesquisa qualitativa. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ricardo Cruz Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.