Pesquisa de Campo com “Beneficiárias” em Situação de “Descumprimento” da Condicionalidade da Educação no Programa Bolsa Família

Autores

  • Isabela Vianna Pinho Universidade Federal de Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.46269/5116.161

Palavras-chave:

Sociologia

Resumo

No presente texto busco relatar  a pesquisa, ainda em andamento, de conclusão de curso em Ciências Sociais, na qual utilizo dados empíricos coletados no universo do Cadastro Único na cidade de São Carlos, espaço onde faço estágio desde agosto de 2014. O recorte da pesquisa está situado na condicionalidade da educação do programa Bolsa Família, por serem seus “descumprimentos” mais frequentes quando comparados aos da saúde. A monografia possuirá duas dimensões: uma bibliográfica, com os embates teóricos, políticos e técnicos sobre a temática e outra, etnográfica, com trabalho de campo, onde descrevo o ambiente de trabalho e relato alguns casos de “beneficiárias” entrevistadas até o presente momento. Neste relato, porém, apenas a segunda dimensão será abordada. Em linhas gerais, busco verificar  se os princípios norteadores das condicionalidades contidas no programa Bolsa Família possuem coerência com o observado entre todos os agentes envolvidos na rotina do Cadastro Único.

Biografia do Autor

Isabela Vianna Pinho, Universidade Federal de Sao Carlos

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Sociologia.

Referências

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Publicado

2016-05-11

Edição

Seção

Relato de Pesquisa