Análise do Discurso Negacionista no Combate a COVID-19 no Brasil

Autores

  • Diego Ricardo de Assunção Velho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.46269/10121.484

Palavras-chave:

Covid-19, Fake News, Redes Sociais, Sociologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise de ações e discursos do governo do então presidente Jair Bolsonaro no início da pandemia em 2020 a respeito das medidas de prevenção e do isolamento social como forma de diminuição do contágio causado pela Covid-19 principalmente no Brasil. Realizei uma sistematização de determinadas postagens do presidente em redes sociais como o Twitter, bem como uma análise de entrevistas via mídia tradicional e matérias de site de mídias alternativas, algumas podem não constar mais em rede. Efetuou-se um levantamento bibliográfico em torno dos temas Covid-19, redes sociais virtuais e noticiais falsas, as chamadas Fake News.

Biografia do Autor

Diego Ricardo de Assunção Velho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Atuação em Gestão de Projetos e Pessoas com interesses em Diversidade, Sustentabilidade, Desenvolvimento Pessoal e Educação. Analista de Sustentabilidade e Diversidade, com experiência direta em prestação de contas, elaboração de material para o banco de conhecimento de sites e redes sociais. Apoio e execução de treinamentos e palestras voltadas para a área de Diversidade e Sustentabilidade, reportando-me diretamente ao presidente. 
Historiador Formado pela UFRRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor do Livro: O “Gigante” Acordou? As manifestações de junho de 2013 no Brasil. Autor de artigos científicos como: O papel da mídia na criminalização dos movimentos sociais; As Redes Sociais e Seu Papel nas Mobilizações dos Movimentos Sociais na Atualidade; A Construção da “Sininho”: A Criação de Uma Personagem; O Dilema da Violência Exposto Através do Corpo Feminino; SEGURIDAD PÚBLICA DE RIO DE JANEIRO: UPP Y VIOLENCIA aumento en la Baixada Fluminense
Pesquisador da área de Movimentos Sociais, com ênfase para Redes Sociais e Mídias digitais, Juventude e Gênero, especialista em Jornadas de Junho de 2013 no Brasil. Atualmente Mestrando em Ciência Sociais no PPGCS-UFRRJ

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Publicado

2022-12-05