Masculinidades, desejos e travestilidades: reflexões sobre o curta-metragem “Ontem à Noite”
DOI:
https://doi.org/10.46269/4115.28Resumo
O presente ensaio produz algumas reflexões suscitadas a partir do curta-metragem alagoano “Ontem à Noite”, que narra os encontros motivados pelos desejos dos personagens Felipe e Vivian. Ao situar as possibilidades e os limites dos encontros entre os dois personagens, o texto aborda questões de gênero e sexualidade, considerando o contexto sociocultural alagoano, marcado por traços patriarcais, capazes de conferir diferentes destinos aos personagens. A trajetória da personagem Vivian, uma travesti, nos remete às reflexões de Judith Butler sobre as fronteiras normativas que estabelecem o que seja humano ou não-humano (abjeto), definindo os corpos que importam socialmente. Embora ficcional, o curta-metragem nos aproxima desta realidade paradoxal, que abriga desde a afirmação das identidades travestis, às manifestações de transfobia, muito presentes no contexto brasileiro – para além das particularidades alagoanas presentes no filme.Referências
ARAGÃO, Carmélia. Literatura contra transfobia. In: Capoeira: Revista de Humanidades e Letras.Vol.1. Nº 2. Ano: 2015. Disponível em: <http://www.capoeirahumanidadeseletras.com.br/ojs2.4.5/index.php/capoeira/article/download/16/24>. Acesso em: 23. Maio. 2015.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do ‘sexo’. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-172.
CAVALCANTI, Manuella Paiva de Holanda. Gênero, Educação & Diversidade: sociabilidade das travestis nos ambientes educacionais na cidade de Maceió/Al. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais Eletrônicos do XI CONLAB, 2011. v. 11.
CONNELL, Raewyn. Gender. Cambridge: Polity Press, 2009.
__________. Gender and Power. Stanford, California: Stanford University Press, 2007.
__________. Masculinidades. México, D. F.: Universidad Nacional Autónoma de México, 2003.
PELÚCIO, Larissa. Abjeção e desejo: uma etnografia travesti sobre o modelo preventivo de aids. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Rossana Marinho Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.