Estereótipos acerca de modelos não tradicionais de família em um curso de formação docente

Autores

  • Anna Paula Vencato Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

https://doi.org/10.46269/4115.30

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, família, escola, diferenças.

Resumo

Este texto embasa-se na experiência como docente no curso Gênero e Diversidade na Escola/UFSCar. Parto da observação dos fóruns de interação entre cursistas e busco compreender como suas percepções de família impactam o modo como veem seus alunos e alunas. Foi comum encontrar nos discursos um incomodo com relação a “novos modelos familiares”, por vezes não percebidos como "família", como aqueles que envolvem pessoas LGBT. Ao final, discuto como a compreensão do debate acerca do respeito às diferenças faz-se fundamental para a produção de práticas pedagógicas e que efetivem processos de escolarização efetivamente democráticos e não reproduzam aos estereótipos vigentes sobre a família, o gênero e o fracasso escolar.

Biografia do Autor

Anna Paula Vencato, Universidade Paulista (UNIP)

Professora Titular da Universidade Paulista/UNIP e Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa Quereres - Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade/DS/UFSCAR e do Grupo de Pesquisa Transgressões- Gênero, Sexualidades, Corpos e Mídias Contemporâneas da UNESP/Bauru. Doutora em Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSCe licenciada em Pedagogia pela FAED/UDESC. Temas de pesquisa: gênero, sexualidade e crossdressing. Endereço para correspondência: apvencato@gmail.com.

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Publicado

2015-08-15