Sociabilidades em negociação: sobre raça, gênero e masculinidades na periferia urbana de São Carlos/ SP
DOI:
https://doi.org/10.46269/7118.317Palavras-chave:
Marcadores sociais, Raça, Gênero, Corporalidades, PesquisadorResumo
-Referências
BREDA, T. V. Articulações entre a produção do espaço urbano e a gestão do social: Agentes e escalas na produção do PMCMV em São Carlos/SP. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar, 2018.
BUTLER, J. Regulações de Gênero. In: Cadernos PAGU (42), 2014.
CONNELL, R. W.; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade Hegemônica: repensando o conceito. In: Revista Estudo Feminista, Florianópolis, 2013.
CONNELL, R.; PEARSE, R. Gênero: uma perspectiva global. Editora NVersos, 2015.
FANON, F. Pele Negra Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FRANKENBERG, R. A miragem de uma Branquitute não marcada. In: WARE, v. (Orgs). Branquitute, identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo, Editora 34, 2002.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Formações nacionais de classe e raça. In: Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 28, n. 2, 2016, p. 161-182
ORTIZ, R. Imagens do Brasil. In: Revista Sociedade e Estado, Vol. 28 N.3, Setembro/Dezembro, 2013, p. 609-633.
SCHUCMAN, L. V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitute paulistana. Tese (Doutorado em Psicologia) Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2012.
SILVA, L. A. M. Sociabilidade violenta: por uma interpretação da criminalidade contemporânea no Brasil urbano. In: Sociedade e Estado, Brasília, v. 19, n. 1, p. 53-84, jan./jun. 2004
WACQUANT, L. Corpo e Alma: Notas Etnográficas de um Aprendiz de Boxe. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Thalles Vichiato Breda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.