Uma Explosão de Cores no Espectro da Diversidade: Apontamentos Sobre Identidades Travestis e Transexuais

Autores

  • Jonas Alves da Silva Junior UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.46269/4115.33

Palavras-chave:

Travesti, Transexual, Gênero, Sexualidade, Pedagogia Queer.

Resumo

Neste artigo, problematizamos os conceitos de travestilidade e transexualidade, com base no diálogo entre as teorias de Michel Foucault e Judith Butler. Em seguida, abordamos as principais teorias e autores da área para explicitar a construção das subjetividades travestis e transexuais. Como os processos de subjetivação se configuram em modos de normatização e de singularização que se estabelecem tanto no sujeito individual, como nos múltiplos espaços sociais em que este vive, a ingerência no ambiente escolar pode propiciar a (re)construção das identidades num processo dinâmico e continuado, invariavelmente interpelado por dispositivos sociais e curriculares. Por isso, recorremos aos estudos queer para buscar compreender a pluralidade sexual e de gênero no contexto escolar. Esse referencial teórico baliza concepções pelas quais é possível problematizar a ideia da necessidade da classificação social fixa e binária e da obsessão pelas identidades sexuais.

Biografia do Autor

Jonas Alves da Silva Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Formado em Letras e Pedagogia, com mestrado em Letras (USP) e doutorado em Educação (USP), é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Educação e Sociedade, onde coordena a linha de pesquisa “Gênero, sexualidade, Infâncias e Educação”.

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Publicado

2015-08-14