Possibilidades conceituais da sociologia das ausências em contextos de identidades subalternas
DOI:
https://doi.org/10.46269/8219.342Palavras-chave:
Sociologia das ausências, identidades subalternas, epistemologiaResumo
Este artigo pretende analisar as contribuições do pensamento de Boaventura de Sousa Santos a partir da sociologia das ausências no cenário contemporâneo da revolução de identidades subalternas. A partir de uma pesquisa bibliográfica de sua obra “Por uma Sociologia das Ausências e uma Sociologia das Emergências” (2002;2006) buscamos analisar como as cinco lógicas ou modo de produção da não-existência correspondem a criação de identidades subalternas e como a sociologia das ausências, por meio de sua profunda análise, nos permite pensar outras alternativas para fazermos um debate crítico e emancipador das várias possibilidades de existência. O desafio aqui é semear uma sociologia que seja capaz de romper com o pensamento colonial, patriarcal, opressor, LGBTfóbico e hegemônico. Para tanto, uma transgressão epistemológica é fundamental.Referências
BENTO, Berenice. A Reinvenção Do Corpo. Rio De Janeiro. Garamond Universitária. 2006.
BORRILO, Daniel. Homofobia: História E Crítica De Um Preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
NUNES, João Arriscado. O Resgate da Epistemologia. Revista Crítica de Ciências Sociais. 80, Março 2008: 45-70.
SANTOS, Boaventura De Sousa. A Crítica Da Razão Indolente: Contra O Desperdício Da Experiência. Editora Cortez, 2000.
SANTOS, A Gramática Do Tempo: Para Uma Nova Cultura Política. Cortez Editora, 2006.
SANTOS, Renovar A Teoria Crítica E Reinventar A Emancipação Social. Boitempo Editorial, 2007
SANTOS, Para Uma Sociologia Das Ausências E Uma Sociologia Das Emergências. Revista Crítica De Ciências Sociais, 63, Outubro, 2002:237-280.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Filipe Antonio Ferreira da Silva, Allene Carvalho Lage
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.