Como os casamentos exogâmicos em Portugal são influenciados pelas migrações brasileiras para o território lusitano
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.359Palavras-chave:
Casamento exogâmico, Portugal, Brasil, MigraçõesResumo
O presente artigo tratará da migração de brasileiros que se mudaram para Portugal e acabaram realizando casamentos binacionais. O texto revelará as motivações, acordos entre BRA-PT e as consequências dos casamentos exogâmicos. Para corroborar a hipótese, também será discorrido a assimilação segmentada como integração plena entre portugueses e brasileiros, como forma de adotar características da população nativa, garantindo uma heterogeneidade. Desta maneira irá articular uma discussão sobre a crescente migrações de brasileiros ara território lusitano.
Referências
ACNUR. Captação de Recursos. 24 maio 2016. Disponível em: http://acnur.org/t3/portugues/o-acnur/junte-se-a-nos/captacao-de-recursos/. Acesso em 24 de maio de 2016.
ACNUR. Refugiado ou migrante? O ACNUR incentiva a usar o termo correto. 1 de outubro de 2015. Disponível em: http://www.acnur.org/po HYPERLINK "http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/refugiado-ou-migrante-o-acnur-incentiva-a-usar-o-termo-correto/"rtugues/noticias/noticia/refugiado-ou-migrante-o-acnur-incentiva-a-usar-o-termo-correto/. Acesso em 24 de maio de 2017.
BARBOSA de C., Garden: A dimensão espacial das redes migratórias, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Redes v.20 No.3, Rio de Janeiro, 2015.
BLAINEY, Geoffrey; Uma breve história do Mundo. Editora Fundamento Educacional Ltda., 2009.
BLASTING NEWS. Governo Português cria acordo e incentiva brasileiros a se mudarem para Portugal. 1 novembro 2016. Disponível em: http://br.blastingnews.com/mundo/2016/11/governo-portugues-cria-acordo-e-incentiva-brasileiros-a-se-mudarem-para-port HYPERLINK "http://br.blastingnews.com/mundo/2016/11/governo-portugues-cria-acordo-e-incentiva-brasileiros-a-se-mudarem-para-portugal-001224435.html"ugal-001224435.html. Acesso em 23 de maio de 2017.
CASTILHO, Élida; Notas sobre o Estatuto da Igualdade Brasil-Portugal. Disponível em: http://domtotal.com/direito/pagina/detalhe/29495/notas-sobre-o-estatuto-da-igualdade-brasil-portugal. Acesso em 23 de maio de 2017.
CHAGAS, Paulo. AGÊNCIA BRASIL. Portugal amplia as relações com o Brasil, diz primeiro ministro português. 1 de novembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-11/portugal-amplia HYPERLINK "http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-11/portugal-amplia-relacoes-com-brasil-diz-primeiro-ministro-portugues"-relacoes-com-brasil-diz-primeiro-ministro-portugues. Acesso em 23 de maio de 2017.
CONSULADO GERAL DE PORTUGAL EM SÃO PAULO. Tratados e acordos entre Portugal e Brasil. Disponível em: http://consuladoportugalsp.org.br/dados-sobre-portugal/tratados-e-acordos-entre-portugal-e-brasil/. Acesso em 23 de maio de 2017.
GOMES, Laurentino: 1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. Editora Planeta do Brasil, São Paulo, 2007.
MANNHEIM, K. El problema de las generaciones. [Tradução: Ignacio Sánchez de la Yncera], Revista Española de Investigaciones Sociológicas, n. 62. 1993.
PORTAL BRASIL. Brasil e Portugal assinam acordo de cooperação em defesa. Disponível em: http://www.brasil.gov.br HYPERLINK "http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2017/02/brasil-e-portugal-assinam-acordo-de-cooperacao-em-defesa"/defesa-e-seguranca/2017/02/brasil-e-portugal-assinam-acordo-de-cooperacao-em-defesa. Acesso em 23 de maio de 2017.
MASSEY, Douglas. (1988), “Economic development and international migration in comparative perspective”. Population and Development Review, 14: 383-413.
REZENDE M., Estevão: Cultura e Poder, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, Editora Saraiva, 2a Ed., 2010.
ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz. Sociologia das Migrações. Disponível em: https://www.wook.pt/livro/sociologia-das-migracoes-maria-beatriz-rocha-trindade/88881. Acesso em 22 de maio de 2017.
SOARES, W.: Da metáfora à substância: redes sociais, redes migratórias e migração nacional e internacional em Valadares e Ipatinga. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: CEDEPLAR/UFMG, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Áskesis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.