Vivendo a Vida Rapina: considerações sobre a presença das mulheres bóias-frias do caminhão de turma na literatura de Carlos Rodrigues Brandão e Murilo Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.46269/1212.457Resumo
Este artigo investiga a presença das mulheres boias-frias do caminhão de turma no poema “As mulheres do caminhão de turma (situações proletárias de corpo e de roupa)”, do antropólogo Carlos Rodrigues Brandão, e nos contos “Chorar em silêncio” e “Pagar o preço”, do jornalista e escritor Murilo Carvalho. Os temas figurados nas obras literárias – a vestimenta, a vergonha, a violência de gênero e o aborto – são contextualizados por trabalhos da etnografia e sociologia empírica voltados às trabalhadoras boias-frias. A interpretação dos temas figurados nas obras literárias está baseada em categorias da teoria literária, história, filosofia e psicanálise. Tenho por hipótese que as obras literárias investigadas podem ser lidas através da perspectiva da literatura de testemunho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Áskesis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.