Há reflexividade do ator leigo? Objetivação, prática social e consciência reflexiva em Pierre Bourdieu e Anthony Giddens
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.476Palavras-chave:
Teoria social. Objetivação. Pierre Bourdieu. Anthony Giddens. Reflexividade.Resumo
Resumo
O presente artigo busca promover uma reflexão crítica dos conceitos de prática social e consciência reflexiva para investigar uma provocação advinda do próprio Bourdieu sobre se haveria ou não reflexividade do ator leigo. A partir desta provocação, adentramos criticamente o modo como cada um dos autores pensa os espaços e lugares onde o ator social poderia desenvolver um prenúncio de consciência reflexiva, seja através do efeito de histerese ou da objetivação sociológica em Bourdieu, seja através do conceito de dupla hermenêutica advinda da teoria de Giddens. Em comum, há uma reflexão sobre o próprio processo de objetivação na sociologia, além do modo como pensamos o “outro” tanto em termos ontológicos como teórico-metodológico no ofício do sociólogo.
Palavras-chave: Teoria social. Objetivação. Pierre Bourdieu. Anthony Giddens. Reflexividade.
Referências
BOURDIEU, Pierre. “A antropologia imaginária do subjetivismo”. In: __________. O Senso Prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
__________. “Estruturas, habitus, práticas”. In: __________. O Senso Prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
__________. “A crença e o corpo”. In: __________. O Senso Prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
__________. “A objetividade do subjetivo”. In: __________. O Senso Prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
COHEN, Ira J. “Teoria da Estruturação e Práxis Social”. In: Giddens, Anthony e Turner, Jonathan (Orgs.). Teoria Social Hoje. São Paulo: UNESP, 1999.
GIDDENS, Anthony. “Introdução”. In: _______. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
_________. “Elementos da Teoria da Estruturação”. In: _______. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
_________. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
LEVINE, Donald N. “Formando e Transformando uma Disciplina”. In: _______. Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1997.
________. “Diagnósticos do nosso Tempo”. In: _______. Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1997.
________.“Sobre a Herança Sociológica”. In: _______. Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1997.
PETERS, Gabriel. Habitus, reflexividade e neo-objetivismo na teoria da prática de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.28 n.83, São Paulo, 2013, p. 47-71.
PIRES, Rui Pena. “Árvores conceptuais: uma reconstrução multidimensional dos conceitos de acção e de estrutura”. Sociologia, problemas e práticas, n° 53, 2007, pp.11-50.
KAUFMANN, Jean-Claude. “A divergência habitus-hábitos”. In: ________. Ego: Para uma sociologia do indivíduo. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Áskesis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.