O conservadorismo não entra em quarentena
novos avanços e rumos da “ideologia de gênero” na educação
DOI:
https://doi.org/10.46269/9ee20.499Palavras-chave:
Ideologia de gênero, educação, projeto de leiResumo
Este ensaio visa problematizar os novos rumos do factoide da “ideologia de gênero”, que teve um novo enfoque no Brasil em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em maio de 2020, veio a público um projeto de lei do deputado Filipe Barros, filiado ao Partido Social Liberal (PSL), no qual ele reivindica que o gênero seja, em outras palavras, sinônimo de sexo biológico, o que é inconstitucional e retrógrado aos direitos conquistados pela comunidade LGBTQIA+, sobretudo pela comunidade trans. Com isto, olhando para o operar da tramitação desse slogan,pretende-se nesse ensaio debater sobre a influência deste projeto e de seus intuitos na educação brasileira e como seus subterfúgios instalam discursos, ofensivas antigênero e diferenciação.
Referências
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
DUARTE, M. J. O. Vidas precárias e lgbtqifobia no contexto da pandemia: a necropolítica das sexualidades dissidentes. APES. 2020. Disponível em: https://www.apesjf.org.br/wp-content/uploads/LGBT_Convid_19_APES-1.pdf. Acesso em: 06 jun. 2020.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo, Edições Loyola, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 2006.
JUNQUEIRA, R. D. A invenção da “ideologia de gênero”. In: RIBEIRO, Marcos. (Org.) A conversa sobre gênero na escola: aspectos conceituais e político-pedagógicos. Rio de Janeiro, Wak Editora, 2019.
PARAÍSO, M. A. A ciranda do currículo com gênero, poder e resistência. Currículo sem fronteiras, v. 16, n. 3, p. 388-415, 2016.
_______________. Fazer do caos uma estrela dançarina no currículo: invenção política com gênero e sexualidade em tempos do slogan “ideologia de gênero”. In: PARAÍSO, Marlucy Alves; DA SILVA CALDEIRA, Maria Carolina (Ed.). Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades. Mazza Edições, 2018.
TIBURI, M. Feminismo em Comum. Rio de Janeiro, Rosa dos Ventos: 2018.
SOUZA, J.F. Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para educação infantil. Apresentado na 22ª Reunião Anual da Anped, Caxambu, MG, 1999. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_gensex/SexualidadeInfantil.pdfAcesso: 12 jun.2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Edimauro Ramos, Mariana Bruno Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.