O papel da Política de Assistência Social em um contexto de pandemia: possibilidades e contradições
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.512Palavras-chave:
Pandemia. Assistência social. Vulnerabilidade social.Resumo
Este ensaio tem como objetivo discutir as possibilidades e contradições presentes no atual contexto de pandemia causado pelo novo coronavírus. Pretende-se discutir as implicações sociais e psicológicas da pandemia na população que já vivia em situações de vulnerabilidade social e que tiveram suas condições ainda mais agravadas em decorrência da atual conjuntura social. Ainda, pretende-se discutir o papel da política de assistência social, em especial o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no amortecimento da desigualdade social ainda mais acentuada no atual contexto.
Referências
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2005.
______. Ministério da Saúde. Disponível em:https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus. Acesso em 10 Jun. 2020a.
_______. Ministério da Saúde. Disponível em:https://covid.saude.gov.br/. Acesso em 18 Jun. 2020b.
________.Ministério da Mulher, da Familia e dos Direitos Humanos. Governo lança canais digitais de atendimento para enfrentamento à violência doméstica durante a pandemia, 2020c. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/abril/governo-lanca-canais-digitais-de-atendimento-para-enfrentamento-a-violencia-domestica-durante-a-pandemia. Acesso em 10 Jun. 2020.
MARTÍN-BARÓ, Ignacio. O papel do psicólogo. In: Estudos de Psicologia, n. 2, v. 1, p. 7-27, 1996.
MARQUES, Emanuele Souza et al . A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. In: Cad. Saúde Pública, n. 4, v. 36, p.1-6, 2020.
SANTOS, Boaventura de Souza Santos. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: almedina, 2020.
SENRA, Carmem Magda Ghetti; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do ,erviço público. In: Psicologia & Sociedade, n. 24, v.2, p. 293-299, 2012.
VIGTSKI, Lev. La imaginación y el arte em la infância (9° ed). Madrid: Ediciones Akal. 2009.
XIMENES, Verônica Morais; PAULA, Luana Rêgo Colares de; BARROS, João Paulo Pereira. Psicologia comunitária e política de assistência social: diálogos sobre atuações em comunidades. In: Psicol. cienc. prof., v. 29, n. 4, p. 686-699, 2009 .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eveline Tonelotto Barbosa Pott
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.