Reflexões à distância
DOI:
https://doi.org/10.46269/9ee20.519Palavras-chave:
coronavírus; pandemia; fazer sociológico; desigualdadesResumo
O ano de 2020 iniciou imerso em uma tragédia coletiva ainda em curso: a pandemia pelo novo coronavírus. Quais as influências da pandemia e do isolamento social sobre as ciências sociais e qual o papel da área neste contexto? São estas as perguntas que orientam as discussões desenvolvidas neste ensaio, que estão divididas em três momentos. Primeiro, reafirmo e discorro sobre a importante contribuição das ciências sociais para a compreensão e o enfrentamento dos efeitos da pandemia com base em seu conhecimento já sedimentado. Segundo, enfrento alguns desafios imediatamente impostos ao fazer sociológico e antropológico pelo isolamento social e a tragédia que vivenciamos. Terceiro, aponto para algumas tarefas futuras herdadas pela área.
Referências
FARIA, Louise Scoz Pasteur. Doingresearchin a Pandemic: Sharedexperiencesfromthefieldwork. Halo Ethnographic Bureau, 06/05/2020. Disponível em: <https://medium.com/halobureau/doing-research-in-a-pandemic-shared-experiences-from-the-fieldwork-fa1a00fc86fc>.Acesso em: 10/06/2020.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MILLER, Daniel; SLATER, Don. Etnografia on e off-line: cibercafés em Trinidad. Porto Alegre: Horizontes antropológicos, v. 10, n. 21, p. 41-65, Junho 2004.
MORRISON A. (Ed.) ResesarchingICTs in Context. Oslo:Universityof Oslo, 2002.
PARREIRAS, Carolina. Altporn, corpos, categorias, espaços e redes: um estudo etnográfico sobre pornografia online. 2015. 247 p.. Tese (Doutorado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, 2015.
PROFISSIONAIS de saúde denunciam a infodemia nas redes sociais. Avaaz. Disponível em: <https://secure.avaaz.org/campaign/po/health_disinfo_letter/>. Acesso em: 30/05/2020.
SEGATA, Jean; RIFIOTIS, Theophilos (Orgs). Políticas etnográficas no campo da cibercultura. Brasília: ABA Publicações; Joinville: Editora Letradágua, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Teresa Ruas Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.