Mulheres trans no YouTube:
Quem se torna influenciadora digital?
DOI:
https://doi.org/10.46269/2238-3069.08Palavras-chave:
Mulheres trans, youtubers, Midias sociais, Marcadores sociais da diferençaResumo
O referido artigo visou identificar os perfis de mulheres trans com maior visibilidade e projeção no YouTube, bem como a atenção e contratação de marcas e empresas que as buscam com o objetivo de parcerias. Desde a pesquisa de Ávila (2014) sobre transmasculinidades, o uso e adesão de usuários e usuárias trans na plataforma tem crescido expressivamente. À vista disso, novas questões têm surgido para pensar os usos das mídias digitais por essa população. A partir da crescente profissionalização das plataformas com a produção e a monetização de conteúdos digitais e da aceitação dos/das digitais influencers e youtubers, pretendeu-se refletir os marcadores sociais que impulsionam e/ou dificultam a visibilidade das identidades trans nesse espaço.
Palavras-chave: Mulheres trans; Youtubers; Mídias Sociais; Marcadores sociais da diferença.
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