O programa de intercâmbio de au pair
Análise da relação família/trabalho entre au pairs e hosts families
DOI:
https://doi.org/10.46269/2238-3069.04Palavras-chave:
Au Pair, Relações de Trabalho, Intercâmbio, Troca Cultural, FamíliaResumo
O programa de intercâmbio de Au Pair é a ida de um jovem estrangeiro para uma família anfitriã, para cuidar de seus filhos, realizar trabalhos leves de manutenção do lar e realizar trocas culturais com aprendizagem da língua inglesa. O au pair é uma mescla de trabalhador com estudante. Fundamentou-se o tema a partir de um histórico do programa caracterizando-o, desde o acordo europeu de 1969 e da criação do programa americano em 1986. Aplicou-se um questionário online com 18 Au Pairs brasileiras com questionamentos sobre o programa e seu relacionamento com as famílias anfitriãs. Analisando-se as respostas percebeu-se que elas decidem se afastar do convívio familiar por não se considerarem “integradas”, embora admitam que o programa é uma oportunidade para o crescimento.
Palavras-Chave: Au Pair. Intercâmbio. Relações de trabalho. Troca cultural. Família
Referências
ACORDO EUROPEU SOBRE A COLOCAÇÃO DE AU PAIR = European Agreement on Au Pair Placement. 24 de Novembro de 1969. Disponível em https://rm.coe.int/168007231c. Acesso em: 18 jul. 2020.
CHUANG, Janie A. The US au pair program: Labor exploitation and the myth of cultural exchange. Harv. JL & Gender, v. 36, p. 269, 2013.
COX, Rosie; NARULA, Rekha. Playing happy families: rules and relationships in au pair employing households in London, England. Gender, Place and Culture, v. 10, n. 4, p. 333-344, 2003.
HESS, Sabine; PUCKHABER, Annette. ‘Big sisters’ are better domestic servants?! Comments on the booming au pair business. Feminist Review, v. 77, n. 1, p. 65-78, 2004.
MARTINSEN, Jezzamine Faye Matias. The Au Pair Experience: Contradictions, Challenges and Work Rights Application of a Rights-Based Approach in Accessing Labor Rights for Non-EU/EEA Au Pairs. 2014. Dissertação de Mestrado.2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Pedro de Carvalho Silvello, Elizabeth Fontoura Dornelles, Solange Beatriz Billig Garces, Tiago Anderson Brutti, Fábio Céar Junges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.