Sem visualizações, sem emprego: vida e processo de trabalho de youtubers brasileiros

Autores

  • Giulianna Bueno Denari Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.46269/9220.627

Palavras-chave:

Trabalho;, plataforma;, YouTube; trabalho digital;, youtuber

Resumo

Este artigo busca debater o processo de trabalho dos youtubers e sua complexa relação com a plataforma. O YouTube dita o que pode ser monetizado, vende espaço de publicidade e gerencia como o público consome os vídeos, mas também o que o youtuber pode produzir. A metodologia qualitativa com análise de entrevistas e vídeos selecionados possibilita discutir como autonomia e subordinação se encontram na vivência de produtores de conteúdo. Envolvidos pela regência dos algoritmos, a complexidade do processo de trabalho se evidencia não apenas em horas trabalhadas, mas em alcance e engajamento. O discurso de uma ação que diz ser divertida e despretensiosa esconde uma ocupação que toma o indivíduo e transforma todo o seu tempo disponível em tempo de trabalho, em marca e mercadoria.

Biografia do Autor

Giulianna Bueno Denari, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciências Sociais pela UFSCar. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar.

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Publicado

2021-09-09