Persecuções étnico/raciais: policia, jovens negros e resistência nas ruas de Quito-Equador. Um analise sobre a encarnação do Estado racial no racismo quotidiano
DOI:
https://doi.org/10.46269/4215.66Palavras-chave:
Estado racial, etnografia, resistência, violência, violência urbanaResumo
A partir de uma etnografia de um ano de estancia em um bairro violento da cidade de Quito-Equador, o presente ensaio retoma as experiências discriminatórias e racistas que sofrem ou têm sofrido os jovens negros que moram no bairro El Paraíso, para pensar a encarnação do Estado racial no racismo quotidiano. Também se descrevem suas estratégias de sobrevivências quando são agredidos por aspetos racistas e as formas de resistência que eles tem para enfrentar os abusos da policia. Fazendo uso da observação participante e de relatos de vida se sustenta o argumento deste ensaio.Referências
Antón, J. (2010). El proceso organizativo afroecuatoriano : 1979-2009. Quito: Serie: Atrio.
Bourgois, P. (2010). En busca de respeto, vendiendo crack en el Harlem. Buenos Aires: Sicglo XXI editores.
Feixa, C. (1999). De jóvenes, bandas y tribus. Antropología de la juventud. Barcelona: Ariel, S.A.
Galtung, J. (1969). "Violence, Peace, and Peace Research". Journal of Peace Research 6, 167-191.
Goldberg, D. (2002). The Racial State. Malden: Blackwell Publishers INC.
Guerrero, A. (2010). Administracion de poblaciones, ventriloquia y transescritura : Analisis historico: Estudios teóricos. Lima: IEP: FLACSO sede Ecuador.
Oliveira, J. P. (1996) Cidadania, racismo e pluralismo: a presença das sociedades indígenas na organização dos estados-nacionais. In: Revista do Patrimônio Historico e Artistico Nacinal.
Souza, J. (2003). A construção social da subcidadania. Belo horizonte: Editora UFMG.
Torre, C. d. (2002). Afroquiteños: ciudadania y racismo. Quito: CAAP.
FUENTES VIRTUALES
http://www.nuso.org/upload/articulos/2614_1.pdf
ENTREVISTAS
Richard, julio-diciembre 2012: febrero, agosto 2013
Guacho, agosto-diciembre 2012: marzo-mayo 2013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 William Andres Alvarez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.