A Crítica ao Jazz de Theodor W. Adorno à Luz da História:
de qual Música Estamos Falando?
DOI:
https://doi.org/10.46269/10121.698Palavras-chave:
Theodor W. Adorno, jazz, indústria cultural, República de Weimar, crítica musicalResumo
A posição de Theodor W. Adorno em relação ao jazz é objeto de uma discussão que se arrasta há décadas. Contrário à compreensão do jazz como uma música de protesto artisticamente elaborada, Adorno tomou-o como o exemplo mais nítido dos efeitos nocivos da mercantilização da cultura. Desde então, tornou-se comum taxar sua intepretação como preconceituosa e elitista. Para responder a tais críticas, partimos da hipótese que o comentário à obra adorniana tende a ignorar o tipo específico de música ao qual o autor direcionou sua crítica, anterior às profundas transformações que o jazz sofreu a partir da segunda metade do séc. XX. Assim, iremos nos debruçar sobre a cena musical da República de Weimar, enfatizando as determinações históricas de seu argumento, tal como seus limites.
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