“Hoje somos antropófagos, e foi assim que chegamos à perfeição”
Antropofagia brasileira e identidade nacional
DOI:
https://doi.org/10.46269/2238-3069.11Palavras-chave:
Pensamento político; Movimento Antropófago; Projeto político; Identidade Nacional; Revista de Antropofagia.Resumo
Este estudo teve como objeto de análise o projeto político inscrito na Antropofagia brasileira, movimento artístico e intelectual do final da década de 1920. Mais especificamente, buscou-se investigar se a Antropofagia propunha uma ideia de identidade nacional, visto que este era um assunto amplamente discutido no início do século XX. Para tanto, foi feita uma análise da Revista de Antropofagia - periódico criado para socializar o projeto antropófago - como principal fonte documental, entendendo-a por meio de seus artigos programáticos. O objetivo geral, portanto, foi de analisar detidamente os textos da revista que explicitam os caminhos ideológicos seguidos pelo movimento antropófago, na tentativa de entender se traçava o esboço de uma identidade nacional
Referências
ANDRADE, Oswald de. “Manifesto Antropofago”. In: Revista de Antropofagia, v.1, n.1, pp. 3 e 7, ? mai. 1928.
ALCÂNTARA Machado, Antônio de. “Abre-Alas”. In: Revista de Antropofagia, v.1, n.1, p. 1, ? mai. 1928.
AZEVEDO, Beatriz. (2018). Antropofagia – Palimpseto Selvagem: Beatriz Azevedo. São Paulo: SESI – SP.
BOAVENTURA, Maria Eugenia. A Vanguarda Antropofágica. São Paulo: Editora Ática, 1985.
COSTA, Oswaldo. “A ‘Descida’ Antropophaga”. In: Revista de Antropofagia, v.1, n.1, p.8, ? mai. 1928.
______________. “Revisão necessária”. In: Revista de Antropofagia, v.2, n.1, p.1, 17 mar. 1929.
JÁUREGUI, Carlos A. “La otra Antropofagia. Oswaldo Costa y la crítica de la cuestión colonial”. In: Revista Iberoamericana, vol. LXXXII, n. 255-256, p. 349-374, 2016.
LAFETÁ, João Luiz.1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
LESSA, Renato. A invenção republicana: Campos Sales, as bases e a decadência da Primeira República brasileira. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais; Rio de Janeiro: Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 1988.
NODARI, Alexandre. “A transformação do Tabu em totem: notas sobre (um)a fórmula antropofágica”. In: Revista Das Questões: Filosofia, Tradução e Arte, v.?, n.2, p. 8-44, 2015.
QUEIROZ, Helaine Nolasco de. “O estômago de um periódico: edição e circulação da Revista de Antropofagia”. In: Temporalidades – Revista de História, ed. 21, v. 8, n. 2, p. 318-345, 2016.
SILVA, Ricardo. “O Contextualismo Linguístico na História do Pensamento Político: Quentin Skinner e o debate metodológico contemporâneo”. In: DADOS – Revista de Ciências Sociais, v. 53, n. 2, p. 299-335, 2010.
ZUIN, João Carlos. “A crise da modernidade no início do século XX”. In: Revista Estudos de Sociologia, v.6, n.11, p. 67-90, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alice de Souza Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.