O amealhar das circunstâncias formativas

A decolonialidade nos cenários virtuais da prática docente em Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46269/2238-3069.15

Palavras-chave:

Formação decolonial., Prática docente., Colonialidade., Residência Pedagógica.

Resumo

Este artigo busca inter-relacionar o processo formativo decolonial do Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus/DEDC-I, no subprojeto de Sociologia - Formação Docente, Interculturalidade e Perspectiva Decolonial - com a experiência da prática docente em cenário virtual síncrono da Educação Básica em uma turma de 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador-BA, na circunstância pandêmica. O objetivo fulcral deste trabalho é refletir sobre o Caderno de Apoio à Aprendizagem de Sociologia, disponibilizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia enquanto recurso pedagógico norteador do ano letivo 2020/2021, suas possibilidades e limitações na experiência da prática docente, em perspectiva decolonial.

Biografia do Autor

Bruno de Araujo Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado da Bahia. Foi bolsista do subprojeto de Sociologia - Formação Docente, Interculturalidade e Perspectiva Decolonial, no Programa de Residência Pedagógica

Referências

ALBURQUERQUE, Wlamyra.; FRAGA, Walter. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-orientais; Brasília:Fundação Palmares, 2006.

AKOTIRENE,Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019.

ALMEIDA, Silvo. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019.

BAHIA. Secretaria da Educação. Cadernos de Apoio à Aprendizagem: Sociologia 2ª Série. Unidade 3: Salvador, 2021. Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/midias/documentos/ensino-medio-sociologia. Acesso em: 26 de jul. 2023.

BAHIA. Secretaria da Educação. Portaria Nº 637/2021. Dispõe sobre reorganização das atividades letivas nas escolas da Rede Públicas Estadual de Ensino da Bahia. Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/midias/documentos/sec-publica-portaria-sobre-reorganizacao-das-atividades-letivas-nas-escolas-estadu. Acesso em 26 de jul. 2023.

BERNARDINO-COSTA, Joaze.; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v.31, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 2016.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL,Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade.In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93 (jan./jun.), p. 69-82, 1988b.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

________. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje. São Paulo: ANPOCS, p. 223-244, 1984.

MALDONADO-TORRES,Neslson. Sobre la colonialidad del ser:contribuiciones al desarollo de um concepto. In: CASTRO-GÓMEZ,Santiago, GROSFOGUEL, Ramon. (orgs). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidade epistêmica más allá del capitalismo global. Bogota: Siglo del Hombre Editores, 2007.

MORAES, Amaury César. Desafios para a implementação do ensino de Sociologia na escola média brasileira. São Paulo Cadernos do NUPPs- Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo, Ano 2, nº 1, 2010.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

Downloads

Publicado

2023-11-01