A presença da mulher negra na universidade pública brasileira
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DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2023/8Palavras-chave:
Mulheres, Universidade Pública, Tríplice Jornada, Equidade de Gênero, BrasilResumo
Uma questão que se envolve neste artigo é como se pode observar a evolução da presença das mulheres na universidade pública brasileira, considerando os desafios e conquistas ao longo dos anos? O objetivo geral deste estudo é de analisar a presença das mulheres na universidade pública brasileira, destacando seus desafios, conquistas e evolução ao longo do tempo. A pesquisa mostra que as mulheres, ao enfrentarem a tríplice jornada (trabalho doméstico não remunerado, trabalho remunerado e estudos acadêmicos), enfrentam obstáculos adicionais em sua vida acadêmica e pessoal. Iniciativas de equidade de gênero podem ser eficazes em promover uma maior participação feminina nas universidades públicas brasileiras. Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, analisando dados de instituições de ensino superior no Brasil, incluindo universidades públicas. Os resultados desta discussão revelam uma melhoria significativa na presença de mulheres na universidade pública brasileira ao longo dos anos. Entretanto, muitas ainda enfrentam desafios na conciliação da tríplice jornada. As iniciativas de equidade de gênero demonstraram impacto positivo, facilitando uma maior participação feminina. Este estudo tem implicações profundas tanto no contexto acadêmico quanto no social. Destaca-se a necessidade contínua de promover a equidade de gênero no ensino superior e de criar ambientes mais inclusivos para as mulheres. Evidencia a importância de políticas e iniciativas que possam ajudar as mulheres a superarem os desafios da tríplice jornada e alcançar sucesso acadêmico. A pesquisa contribui para o debate sobre igualdade de gênero e serve como base para a formulação de políticas educacionais mais inclusivas e equitativas.
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