(Sobre) Vivências
Os desafios de permanência enfrentados pelos estudantes da graduação da UFRB
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2023/29Palavras-chave:
Permanência estudantil, Assistência universitária, Ações afirmativas, Universidade públicaResumo
O presente artigo é baseado em um relato de experiência referente a uma pesquisa realizada com o intuito de analisar os desafios de permanência estudantil enfrentados pelos estudantes da graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A universidade locus da pesquisa é majoritariamente negra e além da sua sede em Cruz das Almas - BA, ela possui mais 5 campus na região do recôncavo, tendo em média 55 cursos de graduação. Através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, a pesquisa tem como objetivo geral compreender a realidade vivenciada pelos estudantes de uma universidade pública, conhecida como uma das mais negras do país e trazer uma reflexão acerca das políticas de permanência na educação superior.
Referências
A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão, Silvio Luiz da Costa; Sonia Maria Barbosa Dias- 2015
Catálogo UFRB, 2023 - Realização: assessoria de comunicação, junho/2023
COLEN, Natália Silva; DE JESUS, Rodrigo Ednilson. DESAFIOS DE UMA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS EM UMA UNIVERSIDADE NEGRA. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, p. 95-110, 2021.
DA SILVA, Maria das Graças Martins; NOGUEIRA, Patrícia Simone. A permanência dos estudantes na educação superior para além da assistência estudantil. Revista da Faculdade de Educação, v. 25, n. 1, p. 111-129, 2016.
DA UFRB, A. EXPERIÊNCIA. POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR.
FERREIRA, Luzia Gomes; FREITAS, Joseania Miranda. O samba de roda na celebração de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira–Bahia. Políticas Culturais em Revista, v. 3, n. 1, 2010.
História da UFRB». Consultado em 17 de outubro de 2010. Arquivado do original em 25 de janeiro de 2014
SANTOS, Mirele Silva. Permanência Universitária: Desafios e estratégias de estudantes quilombolas da UFRB. Revista Textos Graduados, v. 9, n. 1, p. 50-56, 2023.
SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJII, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Júlia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 20, p. 60-70, maio/ago. 2002.
Silvio Luiz da Costa, Sonia Maria Barbosa Dias- A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão – 2015
UFRB. [Site Institucional]. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/propaae/https://www.ufrb.edu.br/propaae/. Acesso: 01/02/2024
UFRB- Subsídio para a criação e implementação a partir do desmembramento da escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador-BA 2003
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduarda Cintra Palmeira, Larissa Silva Correia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.