(Sobre) Vivências

Os desafios de permanência enfrentados pelos estudantes da graduação da UFRB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2023/29

Palavras-chave:

Permanência estudantil, Assistência universitária, Ações afirmativas, Universidade pública

Resumo

O presente artigo é baseado em um relato de experiência referente a uma pesquisa realizada com o intuito de analisar os desafios de permanência estudantil enfrentados pelos estudantes da graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A universidade locus da pesquisa é majoritariamente negra e além da sua sede em Cruz das Almas - BA, ela possui mais 5 campus na região do recôncavo, tendo em média 55 cursos de graduação. Através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, a pesquisa tem como objetivo geral compreender a realidade vivenciada pelos estudantes de uma universidade pública, conhecida como uma das mais negras do país e trazer uma reflexão acerca das políticas de permanência na educação superior.

Biografia do Autor

Eduarda Cintra Palmeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda em licenciatura de ciências sociais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuou como bolsista da CAPES no programa de iniciação à docência durante 2020-2022, na área da Sociologia com turmas do 1° ano do ensino médio. Atualmente participa como bolsista do programa residência pedagógica da CAPES vinculada à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em atuação no Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga em Muritiba - Bahia, na área da sociologia. Está atuando como voluntária no Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Sociedade e no Grupo de Pesquisa e Estudos em Juventude.

Larissa Silva Correia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda em Licenciatura de Ciências Sociais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuou como bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBID) pela Capes 2020/2022, na área de sociologia do 1° ano do ensino Médio, atualmente Bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES). Membro do Coletivo Ângela Davis - Grupo de pesquisa ativista em Gênero, Raça e Subalternidade, Voluntária no Grupo de Pesquisa e Estudo em Juventude, Membro da comissão de comunicação do Abesc BA - Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - Unidade Regional Bahia.  Pesquisa Raça, Gênero, Juventude e Autoestima.

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Publicado

2024-07-08