Olhares humanos: o exercício do olhar nos sistemas de videomonitoramento urbano
DOI:
https://doi.org/10.46269/4115.9Palavras-chave:
Vigilância, Videomonitoramento urbano, Segregação, Indesejáveis, Espaços públicos.Resumo
O presente artigo, baseado na pesquisa desenvolvida para o mestrado em Sociologia, tem por objetivo discutir a construção e o exercício do olhar pelos operadores do sistema de videomonitoramento urbano da cidade de Curitiba-PR, problematizando a forma como são definidos os alvos da vigilância e como o poder do olhar é posto em prática por esses indivíduos, com efeitos perversos no controle e segregação social, e também trazendo à tona questões relativas à suposta posição de poder dos operadores e sua relação com um ambiente trabalho bastante específico e diferenciado.Referências
AMUSSEN, S. D. Féminin/Masculin: le genre dans l’Angleterre de l’époque moderne. In: Annales ESC. Paris, vol. 40, no 2, mar./apr., 1985.
BENTHAM, J. O Panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
GOFFMAN, E. Comportamento em Lugares Públicos: notas sobre a organização social dos ajuntamentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MAUAD, A. M. “Através do da imagem: Fotografia e História Interfaces”. In: Tempo. Rio de Janeiro, vol. 1, n.o 2, 1996.
McCAHILL, M. The Surveillance Web. The Rise of Visual Surveillance in an English City, Devon: Willan Press, 2002.
NORRIS, C.; ARMSTRONG, G. The Unforgiving Eye: CCTV Surveillance in Public Space. Hull, University of Hull, 1997.
______. The Maximum Surveillance Society: The Rise of CCTV. Oxford: Berg, 1999.
KOSSOY, B. Realidade e ficções na trama fotográfica. 4a ed. São Paulo: Atêlie Editorial, 2009a.
______. Fotografia & História. 3.ed., São Paulo: Atêlie Editorial, 2009b.
______. Os tempos da fotografia: O efêmero e o perpétuo. 2 ed., São Paulo: Atêlie Editorial, 2007.
OLIVA, D. C. Entre olhos eletrônicos e olhares humanos. Curitiba. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal do Paraná. 2013.
SAFFIOTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
SMITH, G. Behind the screens: examining constructions of deviance and informal practices among CCTV control room operators in the UK. In: Surveillance & Society, v. 2, n. 2/3, 2004, p. 376-395.
SMITH, G. Exploring relations between watchers and watched in control(led) systems: strategies and tactics. In: Surveillance & Society. v. 4, n. 4, p. 281-313, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Diego Coletti Oliva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.