Sobre o conceito de poder simbólico em Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2024/14Palavras-chave:
Poder simbólico, Violência simbólica, Reprodução social, EstadoResumo
Neste artigo, buscaremos analisar alguns elementos do conceito de poder simbólico em Pierre Bourdieu baseando-nos fundamentalmente em dois textos centrais em que o autor trata diretamente do conceito, embora fazendo referência a outros textos do sociólogo, bem como a textos de outros autores. Assim, primeiro buscaremos tratar do conteúdo de Sobre o poder simbólico, artigo síntese que integra o livro O poder simbólico (1989). Em um segundo momento, abordaremos o curso de Bourdieu Sobre o Estado (2014) no Collége de France, particularmente a sua aula do dia 7 de fevereiro de 1991, onde o autor trata do poder simbólico do Estado. Por fim, faremos nossas considerações finais.
Referências
Althusser, Louis. Por Marx. Campinas: Edunicamp, 2015.
Bourdieu, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
Bourdieu, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
Bourdieu, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
Bourdieu, Pierre. Razões práticas. 9ed. Campinas: Papirus, 2008.
Bourdieu, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
Bourdieu, Pierre; Passeron, Jean-Claude. A reprodução. 3ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
Durkheim, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Durkheim, Émile; Mauss, Marcel. Algumas formas primitivas de classificação. In: Rodrigues, José Albertino (Org.). Émile Durkheim: sociologia. 2ed. São Paulo: Ática, 1976.
Freud, Sigmund. Esboço de psicanálise. In: Freud. Os Pensadores. São Paulo: Abril cultural, 1978.
Lévi-Strauss, Claude. Antropologia estrutural. 5ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
Lukács, Georg. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Marx, Karl; Engels, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
Saussure, Ferdinand. Curso de linguística geral. 12ed. São Paulo: Cultrix, 1985.
Weber, Max. A psicologia social das grandes religiões mundiais. In: Gerth, Hans; Mills, Charles. (Org.) Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora S.A, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlio César Pereira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.