O Novo Ensino Médio em debate

Inovações visíveis ou continuidades ocultas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/13

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio. Reformas Educacionais. Itinerário Formativo.

Resumo

A última etapa da Educação Básica, tem sido pauta de debates em relação a Reforma denominada Novo Ensino Médio. Objetivou-se, com este trabalho, entender como o Novo Ensino Médio está sendo implementado na cidade de Muriaé/MG. Para a consecução dos resultados, utilizamos o método comparativo, foi delimitada uma amostra com três escolas da rede estadual e duas da privada. Observamos discrepâncias em relação a carga horária ofertada na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias entre as escolas públicas e privadas, bem como entre os turnos diurno e noturno. Conclui-se que o Novo Ensino Médio aponta para uma dualidade no sistema de ensino que perpetua desigualdades e privilegia aqueles que têm acesso às escolas da rede privada.

Biografia do Autor

Maíra Caldeira da Silva, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IF SUDESTE MG/Campus Muriaé

Thaís Reis de Assis, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Docente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IF SUDESTE MG/Campus Muriaé

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Publicado

2025-07-01