Polimento literário do marxismo, aferição marxista da arte: a casa de farinha, de João Cabral de Melo Neto
DOI:
https://doi.org/10.46269/3214.149Palavras-chave:
João Cabral de Melo Neto, Literatura, Marxismo, Tempo Poético, Tempo Social.Resumo
A intenção deste artigo é analisar o projeto inacabado de um poema possivelmente intitulado A casa de farinha, de João Cabral de Melo Neto. Dos dados coligidos pelo autor, é possível depreender pistas acerca de seu método de trabalho, particularmente da forma como ele se valeu do marxismo como ferramenta usada na elaboração de alguns de seus textos. Tal uso permite defender a hipótese da interconexão entre os campos da arte e da ciência, um influenciando o outro.
Referências
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1993.
BOURDIEU, Pierre. O camponês e seu corpo. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n. 26, p. 83-92, jun., 2006.
CANDIDO, Antonio. “Poesia ao Norte”. Folha da Manhã, 13/06, p.5, São Paulo, 1943. CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo, Global, 2002.
CASTELLO, José. João Cabral de Melo Neto: o homem sem alma & Diário de Tudo. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2006.
CASTRO, Josué de. [Carta] 07 jan. 1964 [para] MELO NETO, João Cabral de, Sevilha, 1f. Convite para realização de trabalho conjunto sobre o Nordeste.
______ Geografia da fome. Rio de Janeiro, Livraria-Editora da Casa do Estudante, 1953.
EAGLETON, Terry. Marx estava certo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2012.
ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001.
IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. São Paulo, Ed. Civilização Brasileira, 2011.
LEWIN, Helena. A temática do “mundo rural” nos planos brasileiros de desenvolvimento econômico. Debate & Crítica. n. 4, p. 83-105, nov., 1974.
LUKÁCS, Georg. “Reflexões sobre a sociologia da literatura”. In: PAULO NETTO, José (org.).Lukács: sociologia. São Paulo, Ática, 1992.
MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. São Paulo, Contexto, 2012.
MARX, Karl. Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857-1858; Esboços da crítica da economia política. São Paulo : Boitempo; Rio de Janeiro : Ed. UFRJ, 2011.
______ O capital: crítica da economia política. Vol. I. São Paulo, Abril Cultural, 1983.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo, Martins Fontes, 2007.
MELO NETO, João Cabral. Notas sobre uma possível A casa de farinha. Rio de Janeiro, Alfaguara, 2013.
OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. Temporalidade, Individualidade e Ordem Social. São Paulo, mimeo, 19pp, 2004.
RAMIRES, Francisco José. João Cabral de Melo Neto: engenharia literária. São Paulo, Ed. Biblioteca 24 horas, 2011.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo, Brasiliense, 1999.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo, Cia. das Letras, 2005.
TURNER, Victor. Dramas, fields, and metaphors: symbolic action in human society. New York, Cornell University Press, 1975.
WILLIMANS, Raymond. The country and the city. New York, Oxford University Press, 1975.
ZOLA, Émile. Germinal. São Paulo, Ed. Abril Cultural, 1972.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Francisco José Ramires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.