A trama das emoções: cristianismo e materialismo em “Vidas Secas”
DOI:
https://doi.org/10.46269/9120.390Palavras-chave:
Vidas Secas, emoções, cristianismo, materialismo, literatura.Resumo
O objetivo do artigo é discutir o papel das emoções na composição de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, pensando o corpo como ponto de intersecção entre biografia, histórica e sociedade. Ao mesmo tempo, fazer a defesa da ideia de que o romance foi composto a partir de elementos típicos de uma ontologia cristã, subjacente à formação do autor, e do materialismo histórico.
Referências
BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Editora Vozes, 1978.
CANDIDO, Antonio. Tese e antítese: ensaios. São Paulo: T. A. Queiroz, 2002.
CARPEAUX, Otto Maria. “Graciliano Ramos (no sétimo dia de sua morte)”. In: LEBENSZTAYN, Ieda. Graciliano Ramos, por Otto Maria Carpeaux: 120 anos, homenagem em dobro. Estudos Avançados. São Paulo , v. 26, n. 76, p. 237-242, Dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142012000300023&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 Dez. 2019.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2002.
ECO, Umberto. O nome da rosa. Rio de Janeiro:São Paulo, Record, 1995.
FARIA, Octavio de. “Graciliano Ramos e o sentido do humano”. In: RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro:São Paulo: Record, 1995.
JOYCE, James. Ulisses. Rio de Janeiro, Objetiva, 2005.
______ Retrato do artista quando jovem. Abril Cultural, São Paulo, 1971.
LAFETÁ, João Luiz. A dimensão da noite e outros ensaios. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2004.
LE GOFF, Jacques. O Deus da Idade Média: conversas com Jean-Luc Pouthier. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
LINS, Álvaro. “Valores e Misérias das Vidas Secas”. In: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.
MARX, Karl. Trabalho alienado e superação positiva da auto-alienação humana. In: FERNANDES, Florestan (org.). Marx Engels: História. v. 36. São Paulo, Ática, 1989.
MERQUIOR, José Guilherme. A astúcia da mimese: ensaios sobre a lírica. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MILES, Jack. Deus: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MONTEIRO, Duglas Teixeira. Os errantes do novo século. Um estudo sobre o surto Milenarista do Contestado. São Paulo: Duas Cidades, 1974.
MOTT, Luiz. “Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e o calundu”. In: SOUZA, Laura de Mello e (org.) História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
NEJAR, Carlos. Os Viventes. São Paulo: Leya, 2011.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.
______ Infância. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 1995.
RIBEIRO, Sidarta. O oráculo da noite: a história e a ciência do sono. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTO AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
SÓFOCLES. Antígona. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Áskesis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.