De perto e de dentro: a atividade docente na periferia em tempos de pandemia.
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.505Palavras-chave:
Educação básica. Atividade docente. Coronavírus. Desigualdade social. Aulas remotas.Resumo
O presente artigo traz a minha experiência e observação na atividade docente nesses tempos de pandemia. Sou professor da rede estadual do Rio de Janeiro e aqui relatarei a realidade que vivencio, pois ela reflete em algum grau as condições de ensino público pelas periferias do país. Com as restrições impostas pela gravidade da pandemia,as redes de ensino tiveram que se adaptar e adotar estratégias para cumprir a carga horária do ano letivo, adotando aulas “online”. Sendo a educação um direito a todos, as aulas remotas excluem do processo os alunos que não tem acesso à internet.Além disso, muitos obstáculos foram encontrados para a realização das aulas, pois diversos fatos como desigualdade social e falta de capacitação dos docentes com a nova tecnologia estão entre os problemas dessa nova realidade, ou, “novo normal”. A pandemia desnudou problemas que já existiam e eram desprezadas por grande parte da sociedade e também dos órgãos responsáveis pela educação. Dessa forma pretendo abordar essa dramática realidade da educação pública no Brasil numa região de periferia do Rio de Janeiro.
Referências
ALERJ APROVA E SERVIDORES DO RIO PAGARÃO MAIS POR PREVIDÊNCIA: PROTESTO TEM CONFLITOS. Portal Uol. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/24/alerj-aprova-e-servidores-do-rio-pagarao-mais-por-previdencia-protesto-tem-conflito.htm. Acesso em 13 jun. 2020.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessário à prática educativa. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 1996.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.
MALINOWSKI, Bronisław. Argonautas do pacífico ocidental. São Paulo. Editora Ubu, 2018.
MONTEIRO, Daniele. A ONU declara o acesso à Internet como direito Universal. Tech Tudo, São Paulo, 10 jun. 2020. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/06/onu-declara-o-acessointernet-como-direito-universal.html. Acesso em: 11 jun. 2020.
MUÑOZ,R. A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/ . Acesso 12 jun. 2020
OLIVEIRA. E. Portal G1. Estados adotam plataformas online e aulas na TV aberta para levar conteúdo a estudantes em meio à pandemia de coronavírus. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/04/09/estados-adotam-plataformas-online-e-aulas-na-tv-aberta-para-levar-conteudo-a-estudantes-em-meio-a-pandemia-de-coronavirus.ghtml. Acesso em 10 jun. 2020.
OLIVEIRA. J.El país. Em meio à rotina de aulas remotas, professores relatam ansiedade e sobrecarga de trabalho. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-21/em-meio-a-rotina-de-aulas-remotas-professores-relatam-ansiedade-sobrecarga-de-trabalho.html. Acesso em 13 jun. 2020.
POR QUE BRASIL É O SÉTIMO PAÍS MAIS DESIGUAL DO MUNDO. Portal Uol. Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/02/20/por-que-brasil-e-o-setimo-pais-mais-desigual-do-mundo.htm. Acesso em: 13 jun. 2020.
TCE DO RIO APONTA DESPERDÍCIO DE R$ 93 MILHÃO NA EDUCAÇÃO. Jornal Extra. Rio de Janeiro. 17/05/2015. Disponível em https://extra.globo.com/noticias/rio/tce-do-rio-aponta-desperdicio-de-93-milhao-na-educacao-16178992.html Acesso em: 11 jun. 2020
TENENTE, L. Portal G1. Sem internet, merenda e lugar para estudar: veja obstáculos do ensino à distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19. Rio de Janeiro 05/05/2020. Disponível em <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml> Acesso em 10 mai. 2020.
TORRES, Livia. Portal G1.Alunos da rede estadual podem acessar plataforma on-line com conteúdo de aulas a partir desta segunda-feira. Disponível em:<https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/03/30/alunos-da-rede-estadual-podem-acessar-plataforma-on-line-com-conteudo-de-aulas-a-partir-desta-segunda-feira.ghtml> Acesso em 10 jun. 2020.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, p. 36-46, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo Ribeiro Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.