Sociólogos de laboratório: reflexão sobre os efeitos do isolamento social no fazer sociológico
DOI:
https://doi.org/10.46269/9ee20.514Palavras-chave:
Sociólogos; Isolamento social; Experiência; Desigualdades; Momento crítico.Resumo
Neste ensaio tomo por tema geral os impactos da pandemia no fazer sociológico, focando particularmente nas consequências do confinamento dos próprios sociólogos. Desenvolvo dois pontos: no nível dos próprios sociólogos, a tendência à cristalização da distância social, posto a pandemia sustar, em grande medida, a troca de experiências entre pesquisadores e pesquisados, tendência esta que pode ter efeitos epistemológicos; o segundo ponto se refere às possibilidades abertas pela situação de “momento crítico” (terminologia dada pela sociologia pragmatista francesa) que vivemos, que exige dos agentes sociais não só uma investigação acerca dos pressupostos normativos da situação interrompida, como também os obriga a formular novas maneiras de estar no e ver o mundo.
Referências
BALTAR, Ronaldo; e BALTAR, Cláudia Siqueira. A Sociologia como profissão. In: Revista Brasileira de Sociologia, v. 05, nº10, p. 259-289, 2017.
BOLTANSKI, Luc. Love and justice as competences. Cambridge: Polity Press, 2012.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
CARDOSO, Adalberto. A construção da sociedade do trabalho no Brasil: uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019.
CORRÊA, Diogo Silva. Do problema do social ao social como problema: elementos para uma leitura da sociologia pragmática francesa. In: Revista de Ciências Sociais, nº40, p. 36-62, 2014.
__________; DIAS, Rodrigo de Castro. Crítica e os momentos críticos: De lajustificatione a guinada pragmática na sociologia francesa. In: Mana, vol. 22, nº1, p. 67-99, 2016.
LIMA, Jacob Carlos. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho? Sociologias, Porto Alegre, ano 12, nº25, 2010.
__________. A reconfiguração da sociologia no Brasil: expansão institucional e mobilidade docente. In: Interseções, v. 21, nº1, p. 7-48, 2019.
MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
OXFAM. A distância que nos une. Publicado em 25 de setembro de 2017. Disponível em https://www.oxfam.org.br/um-retrato-das-desigualdades-brasileiras/a-distancia-que-nos-une/. Acesso realizado em 17/06/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tiago Magaldi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.