O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares como a materialização do (neo)conservadorismo na educação pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.531Palavras-chave:
Neoconservadorismo. Escolas cívico-militares. Gestão Escolar.Resumo
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi instituído com o objetivo de qualificar o ensino público ofertado em contextos de vulnerabilidade social, em uma colaboração entre Ministério da Educação e Ministério da Defesa. Neste estudo, intenta-se compreender os vínculos desse Programa com o movimento neoconservador e discutir suas implicações para a educação pública, em específico para seus processos de gestão. Para isso, realiza-se uma pesquisa qualitativa e documental com o procedimento de análise de conteúdo, sendo abordados os modelos pelos quais o Estado brasileiro se constituiu historicamente, entendendo os laços de autoritarismo e de privatismo que seguem presentes na cultura política e sua relação com a conjuntura neoliberal e neoconservadora que se materializa.
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