The National Civic-Military Schools Program as the materialization of (neo) conservatives in brazilian public education
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.531Keywords:
Neoconservadorismo. Escolas cívico-militares. Gestão Escolar.Abstract
The National Civic-Military Schools Program (Pecim) was created with the aim of qualifying public education offered in contexts of social vulnerability, in a collaboration between the Ministry of Education and the Ministry of Defense. In this study, we intend to understand the links between this Program and the neo-conservative movement and discuss its implications for public education, specifically for its management processes. For this, the analytical-reconstructive methodology and the content analysis procedure are used, approaching the models by which the Brazilian State has historically been constituted, understanding the ties of authoritarianism and privatism that are still present in political culture and its relationship with the neoliberal and neoconservative conjuncture that materializes.
References
ALVAREZ, Sonia E.; DAGNINO, Evelina; ESCOBAR, Arturo (orgs.). Cultura política nos movimentos sociais latino americanos: novas leituras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
BRANCO, Rodrigo Castelo. O novo-desenvolvimentismo e a decadência ideológica do estruturalismo latino-americano. Oikos, Rio de Janeiro, vol. 8, n. 1, p. 71-91, 2009. Disponível em: < http://www.revistaoikos.org/seer/index.php/oikos/article/viewArticle/132>. Acesso em 04 dez. 2019.
BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito administrativo e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2006.
FILGUEIRAS, Fernando. Indo além do gerencial: a agenda de governança democrática e a mudança silenciada no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 52, p. 71-88, jan./fev., 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v52n1/1982-3134-rap-52-01-71.pdf >. Acesso em 02 dez. 2019.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
LUKÁCS, György. Introdução a uma estética marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MENDONÇA, Erasto Fortes. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 75, p. 84-108, agosto, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v22n75/22n75a07.pdf >. Acesso em 09 dez. 2019.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, p. 11-24, jul./dez., 2003. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/18743/12116>. Acesso em 8 dez. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Renata Cecilia Estormovski
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.