A poesia do isolamento
pandemia e viagem espacial
DOI:
https://doi.org/10.46269/10121.583Palavras-chave:
Isolamento social, Ficção Científica, Cinema, LiteraturaResumo
Este ensaio reflete sobre a categoria “isolamento” a partir de duas perspectivas: o relato das experiências de isolamento espacial feito por astronautas da Estação Espacial Internacional (NASA, 2020) e o imaginário da viagem espacial nas narrativas de ficção científica. Pretende-se produzir um olhar acerca das implicações culturais do isolamento social, considerando a emergência sanitária global da covid-19 como um evento de transformações do “normal”. Em caráter exploratório, as considerações apontam para a necessidade de habitar o espaço de isolamento enquanto um território localizado entre interno/externo, individualidade e socialidade, à margem do que consideramos familiar.
Referências
ANIARA. Direção de Pella Kagerman e Hugo Lilja. Sweden: Film Capital Stockholm, 2019. 106 min.
DIAS, Luiz Fernando Duarte. A pulsão romântica e as ciências humanas no Ocidente. Revista brasileira de ciências sociais, v. 19, n. 55, p. 5-18, 2004.
DUMONT, Louis; PEREIRA, Miguel Serras. Ensaios sobre o individualismo: uma perspectiva antropológica sobre a ideologia moderna. 1987.
INGOLD, Tim. Contra o espaço: lugar, movimento e conhecimento. In: Estar Vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015.
MARTINSON, Harry. Aniara. Albert Bonniers Förlag, 2016.
NASA. What We Can Learn From the Experiences of NASA Astronauts?. Humans in Space. 2020. Disponível em: < https://www.nasa.gov/feature/isolation-what-can-we-learn-from-the-experiences-of-nasa-astronauts > (Data de acesso: 29/09/2020).
PASSAGEIROS. Direção de Morten Tyldum. Estados Unidos: Columbia Pictures, 2016. 116 min.
ROBERTS, Adam. Verdadeira História Da Ficção Científica. Editora Seoman, 2018.
WALL-E. Direção de Andrew Stanton. Estados Unidos: Walt Disney, Studio Pixar, 2007. 97 min.
WEN, T. An astronaut’s guide to surviving isolation. Psychology, BBC, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/future/article/20200408-an-astronauts-guide-to-surviving-isolation (Acesso em 29/09/2020).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Cardozo de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.