Distopia Virtual
Reflexões sobre a emergência de novos atores no campo da comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.634Palavras-chave:
Autocomunicação de massa; Extrema-imprensa; Utopia Digital; novas mídias; sociologia da comunicaçãoResumo
Neste artigo são abordadas diferentes perspectivas teóricas relacionadas às expectativas de democratização da comunicação a partir do amplo acesso à internet 2.0, tendo como objeto refletir sobre o impacto social das novas configurações de mídia. As mudanças constantes nas formas de produção e consumo de informações reinauguram questões sociológicas centrais, como o novo espaço de agência ocupado pela antiga “massa receptora” de informações: os indivíduos que antes eram tidos como parte de um todo indiferenciado, receptores indistintos de notícias, passam a ocupar o epicentro deste rearranjo no âmbito da comunicação e, consequentemente, um novo espaço corpo social. A partir da noção de "utopia digital", discutiremos o conceito de autocomunicação de massa e suas atuais consequências para o processo democrático. Para isso, será feita uma análise da emergência de novos atores no campo da comunicação independente, buscando apreender os sentidos mobilizados em seus discursos.
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