A posse e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação entre jovens universitários

Uma análise a partir da perspectiva de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46269/2238-3069.07

Palavras-chave:

TICs; Jovens Adultos; Gênero; Acesso; Barreiras.

Resumo

O artigo analisa uma particularidade dentre tantas as que compõem o amplo espectro dos usuários das TICs: a sua faceta de gênero, em uma amostra composta por 85 estudantes universitários, submetidos a um survey, de caráter cross-sectional. Os resultados revelaram que, em geral, não existem diferenças de gênero estatisticamente significativas no acesso, no grau de dificuldade e nos usos das TICs, indicando uma tendência de aproximação nos padrões comportamentais dos jovens. Todavia, observou-se algumas diferenças de gênero pontuais, como nas compras online e nas competências de configuração. O estudo contribui com subsídios para análises futuras da relação entre gênero e posse/uso das TICs, indicando maior igualdade, apesar da genderização de algumas práticas.

Biografia do Autor

Joyce Keli do Nascimento Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduada em Direito (2009), Especialista em Ciências Penais (2011), Mestre (2013) e Doutora (2018) em Ciências Sociais; Especialista em Mídias na Educação (2019) e Licenciada em Ciências Sociais (2021) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Neide Maria de Almeida Pinto, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Ciências Sociais, Professora titular do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Professora titular do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa - UFV.

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Publicado

2023-11-01