O populismo digital na campanha presidencial de 2018 no Brasil:
as páginas de Facebook de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.659Palavras-chave:
Populismo; Eleições 2018; Campanha digital.Resumo
Contemporaneamente, o conceito de populismo tem sido resgatado e retrabalhado como chave explicativa para abordar dinâmicas políticas em curso. Com foco na dimensão de conteúdos oficiais de campanha, parte-se da análise empírica do discurso político de Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva em suas páginas oficiais de Facebook enquanto candidatos à presidência nas eleições nacionais de 2018, com o objetivo de discutir quais atributos podem ser identificados e explicados a partir desse conceito. Com recurso às incipientes discussões sobre populismo digital, verificaram-se pontos de associação e fortalecimento entre esses atributos e a linguagem favorecida pelas mídias sociais e pelo sistema midiático em rede. Com diferenças entre si, observou-se a presença de elementos populistas em ambas as páginas e, no caso de Bolsonaro, uma articulação entre mensagens populistas e recursos disponíveis no ambiente digital.
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