DIGITAL POPULISM IN THE 2018 PRESIDENTIAL CAMPAIGN IN BRAZIL:
THE FACEBOOK PAGES OF LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA AND JAIR MESSIAS BOLSONARO
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.659Keywords:
Populism; Elections 2018; Digital campaign.Abstract
Nowadays, the concept of populism has been recovered and reworked as an explanatory key to address ongoing political dynamics. Focusing on the dimension of official campaign content, this paper utilizes the empirical analysis of the political discourse of Jair Messias Bolsonaro and Luiz Inácio Lula da Silva on their official Facebook pages as candidates for the presidency in the 2018 national elections, with the aim of discussing which attributes can be identified and explained with that concept. Using incipient discussions about digital populism, there were points of association and strengthening between these attributes and the language favored by social media and the networked media system. With differences between them, there was the presence of populist elements on both pages and, in the case of Bolsonaro, an articulation between populist messages and resources available in the digital environment.
References
CESARINO, L. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, v. 1, n. 1, p. 91-120, 2020.
DA SILVA, L. G. P. Eleições presidenciais de 2018 no Brasil: as páginas oficiais de Fernando Haddad, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Sociais. Orientador: Milton Lahuerta. Faculdade de Ciências e Letras, UNESP. 2020, no prelo.
DA SILVA, L. G. P. O Facebook nas eleições presidenciais de 2018 no brasil: o primeiro turno nas páginas de Luis Inácio Lula Da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PSL) Anais do II Encontro Centro-Sul da Abciber. Disponível em: http://www.abciber2019.sinteseeventos.com.br/anais/trabalhos/artigoscientificos?simpo sio=18&impressao. Acesso em: 7 jul. 2020.
FOA, R. S.; MOUNK, Y. The signs of deconsolidation. Journal of Democracy, v. 28, n. 1, p. 5-15, 2017.
ITUASSU, A. et al. Campanhas online e democracia: As mídias digitais nas eleições de 2016 nos Estados Unidos e 2018 no Brasil. In: PIMENEL, Pedro Chapaval; TESSEROLI, Ricardo (orgs.). O Brasil vai às urnas. Londrina: Syntagma Editores, 2019, p. 15-48.
LACLAU, E. On populist reason. Londres: Verso, 2005.
LEVITSKY, S.; ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Editora Schwarcz- Companhia das Letras, 2018.
MOUFFE, C. For a left populism. Londres: Verso, 2018. MOUFFE, C. The democratic paradox. Londres: Verso, 2000.
MOUNK, Y. O povo contra a democracia: por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
PENTEADO, C. L. de C. Marketing político na era digital: perspectivas e possibilidades. Revista USP, n. 90, p. 6-23, 2011.
QUATTROCIOCCHI, W., SCALA, A, SUNSTEIN, C. Echo Chambers on Facebook. DOI: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2795110, 2016.
RATINAUD, P. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, 2009. Disponível em: http://www.iramuteq.org
RIEDER, B. Studying Facebook via data extraction: the Netvizz application. In: Proceedings of the 5th annual ACM web science conference. ACM, 2013. p. 346- 355.
SCHMUCK, D.; HAMELEERS, M. Closer to the people: A comparative content analysis of populist communication on social networking sites in pre-and post-election periods. Information, Communication & Society, p. 1-18, 2019.
STROMER-GALLEY, J. Presidential campaigning in the Internet age. Oxford University Press, 2019.
VAN DIJK, T. A. Politics, ideology and discourse. In: Elsevier Encyclopedia of Language and Linguistics. Volume on Politics and Language (Ruth Wodak, Ed.), p. 728-740, 2006.
VAN DIJK, T. A. What is political discourse analysis. Belgian journal of linguistics, v. 11, n. 1, p. 11-52, 1997.
VILLEGAS, E. B. Facebook and its disappearing posts: data collection approaches on fan-pages for social scientists. The Journal of Social Media in Society, v. 5, n. 1, p. 160-188, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Laura Gabrieli Pereira da Silva, Milton Lahuerta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.