Haddad e Warat
Carnavalizando o teatro e o ensino jurídico
DOI:
https://doi.org/10.46269/2238-3069.02Palavras-chave:
Carnavalização, Teatro, DireitoResumo
O presente artigo pretende estabelecer um diálogo entre o teatro carnavalizado de Amir Haddad e a carnavalização do ensino jurídico proposta por Luis Alberto Warat, que objetivam devolver a liberdade de criação dos aprendizes, com vistas a superar o paradigma moderno dominante lógico e racionalista, valendo-se da função social do carnaval, identificada na Idade Média e no início do Renascimento por Mikhail Bakhtin. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de textos, artigos e entrevistas de Haddad e de obras de Bakhtin e Warat. Ao fim, é estabelecida uma ponte entre a carnavalização de Haddad e Warat, situando suas perspectivas numa proposta pedagógica de passagem do individual para o coletivo, subvertendo as ordens totalitárias, postas como definitivas, para possibilitar um ensino libertador e criativo.
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