Os problemas atuais no ensino de Sociologia na rede pública de educação presentes em artigos acadêmicos da área de Sociologia (2019-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46269/2238-3069.18

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia; Produção Científica; Ensino Médio; BNCC; Análise de Conteúdo.

Resumo

A partir de uma série de inquietações com o rumo que pode ter o ensino de Sociologia, especialmente a partir da Reforma do Ensino Médio (2017) e da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), este estudo tem como escopo apresentar as discussões acerca dos problemas do ensino público presentes na produção acadêmica da área da Sociologia e Ciências Sociais a fim de verificar em que medida os intelectuais e pesquisadores que atuam nessa área têm apresentado e discutido esse tema. Assim, a hipótese é de que dentro das publicações acadêmicas de Sociologia o tema da Sociologia enquanto disciplina escolar juntamente com seus percalços na atualidade apareça de forma secundaria em relação às demais problemáticas. A pesquisa será de natureza bibliográfica com a coleta de dados realizada no Anais de um evento do campo da Sociologia, o 19º Congresso Brasileiro de Sociologia e também na plataforma scielo, e, para tanto, a análise dos dados será realizada com base na metodologia da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin.

Biografia do Autor

Carolainy Jordão Alves, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2023-11-01