The current problems of public education present in academic articles in the field of sociology (2019-2021)
DOI:
https://doi.org/10.46269/2238-3069.18Keywords:
Sociology Teaching; Scientific Production; High School; BNCC; Content Analysis.Abstract
Based on a series of concerns about the direction that Sociology teaching may take, especially following the High School Reform (2017) and the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) (2018), this study aims to present discussions about the problems of public education present in academic production in the area of Sociology and Social Sciences in order to verify the extent to which intellectuals and researchers working in this area have presented and discussed this topic. Thus, the hypothesis is that within academic publications on Sociology, the topic of Sociology as a school subject, together with its current setbacks, appears secondary to other issues. The research will be bibliographic in nature with data collection carried out in the Annals of an event in the field of Sociology, the 19th Brazilian Congress of Sociology and also on the Scielo platform, and, for this purpose, data analysis will be carried out based on the methodology of content analysis proposed by Laurence Bardin.
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase Acesso em 10/06/2021.
BRASIL. Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União - Seção 1 - 17/2/2017, p. 1 (Publicação Original). 2017a. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html>. Acesso em: 07 Ago. 2021.
BRASIL. Nº 11.684 de 02 de junho de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. D.O.U. de 03/06/2008, p. 1. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11684.htm> Acesso em: 08 Ago. 2021.
MARQUES, Lúcio. Nietzsche e Taylor: a ilusão da objetividade e o produtivismo acadêmico entre “Qualis”. In: LIMA, Idalice Ribeiro; Oliveira, Régia Cristina (orgs). A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre, RS: Zouk, 2021. pp 167- 184
PINTO, W. C. F.; BATISTA, R. L.; BATISTA, J. R. Diagnóstico das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes (CHSSALLA) no Brasil. Tempo Social, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 419-427, 2021. DOI: 10.11606/0103-2070.ts.2021.180061. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/180061. Acesso em: 27 maio. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Carolainy Jordão Alves
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.