Os filmes nos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio
Cinema, enquadramentos e conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.46269/2238-3069.17Palavras-chave:
Cinema; Livros didáticos; Ensino de sociologia; EnquadramentoResumo
Este artigo propõe uma análise dos filmes indicados pelos livros didáticos de Sociologia escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018/2020. Por meio de uma metodologia baseada em aspectos quantitativos da escolha destes filmes, bem como a divisão entre os gêneros documentário ou ficção, foi possível estabelecer uma análise comparativa dos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio à luz da sociologia do conhecimento (Berger e Luckmann, 2014). O trabalho evidencia como as obras cinematográficas indicadas revelam especificidades do uso pedagógico do cinema no Ensino Médio. Matéria que fundamenta uma série de enquadramentos sugeridos ao final do texto para pensar o uso do cinema no ensino de sociologia.
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