Os filmes nos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio

Cinema, enquadramentos e conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46269/2238-3069.17

Palavras-chave:

Cinema; Livros didáticos; Ensino de sociologia; Enquadramento

Resumo

Este artigo propõe uma análise dos filmes indicados pelos livros didáticos de Sociologia escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018/2020. Por meio de uma metodologia baseada em aspectos quantitativos da escolha destes filmes,  bem como a divisão entre os gêneros documentário ou ficção, foi possível estabelecer uma análise comparativa dos livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio à luz da sociologia do conhecimento (Berger e Luckmann, 2014). O trabalho evidencia como as obras cinematográficas indicadas revelam especificidades do uso pedagógico do cinema no Ensino Médio. Matéria que fundamenta uma série de enquadramentos sugeridos ao final do texto para pensar o uso do cinema no ensino de sociologia.

Biografia do Autor

Armando Manoel Neto, Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial - SENAC

Mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCAR. Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CPNV/UFMS. Cientista social (bacharel e licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Técnico em Produção de Áudio e Vídeo pela Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho - ETEC/JRM. Professor do ensino médio e técnico do SENAC São Carlos, área ciências humanas na especialidade sociologia desde 2020.

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Publicado

2023-11-01