“Questão de raça!”
A temática étnico-racial no estágio supervisionado do curso de licenciatura em Ciências Sociais
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2023/23Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Relações, Étnico-raciais, Estágio Supervisionado, Formação Docente, Ciências SociaisResumo
Este ensaio tem por objetivo discorrer acerca da inserção da temática étnico-racial na regência do estágio supervisionado do curso de licenciatura em Ciências Sociais. No campo das Ciências Sociais o debate das relações étnico-raciais tem uma longa tradição de estudos. Contudo, no que se refere à articulação dos temas recomendados pelas diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e história e cultura africana, afro-brasileira (Lei federal 10.639/2003) existem ainda alguns obstáculos para a inserção nos currículos de licenciaturas da área. Nota-se que os cursos de licenciaturas ainda priorizam uma formação docente com ênfase em epistemologias e paradigmas eurocêntricos, hegemônicos, sobretudo, com obras de autores e autoras do grupo étnico-racial branco. Neste contexto, o artigo tem por objetivo contribuir nas reflexões acerca da inserção dos conteúdos relativos à educação para as relações étnico-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira na formação docente e no ensino de sociologia da educação básica.
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