Escrita, orientação e tempo

Bordando afetos nas dinâmicas acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2024/23

Palavras-chave:

Resenha, Debora Diniz, escrita acadêmica

Resumo

A resenha aborda o livro de Debora Diniz, intitulado Carta de uma orientadora: sobre pesquisa e escrita acadêmica escrito como uma carta às novas pesquisadoras. A autora explora os desafios da vida acadêmica, como as inseguranças iniciais, o processo de orientação e a construção de uma identidade acadêmica, incentivando uma prática de escrita sincera e contínua. Com metáforas como o bordado, Diniz destaca temas como o tempo, a escrita, a importância de enfrentar a síndrome da impostora e entender que a perfeição é inalcançável. Ao compartilhar sua trajetória, ela oferece conselhos práticos e acolhedores para tornar a pesquisa um processo menos solitário e mais colaborativo.

Biografia do Autor

Caroline dos Santos Pereira, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Carlos (2021)

Referências

Diniz, Debora. Carta de uma orientadora: Sobre pesquisa e escrita acadêmica. 1.ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2024. 210 p.

Downloads

Publicado

2025-03-21