A reforma do Ensino Médio no Pará

Uma análise do componente curricular Projeto de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/04

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação, Reforma, ensino médio, Projeto de vida

Resumo

Este artigo objetiva analisar o componente curricular Projeto de Vida (PV) no âmbito da implementação da reforma do ensino médio no estado do Pará. Com esse objetivo, faz uma contextualização das origens e dos condicionantes socioeconômicos relacionados principalmente à Lei nº 13.415/2017, enfatizando os seus desdobramentos na Amazônia paraense. Em seguida, valendo-se da Análise do Discurso, a partir da corrente fundada por Michel Pêcheux, propõe uma análise qualitativa do “Caderno de Projeto de Vida”, formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

Biografia do Autor

Márcia Malcher, Universidade Federal do Pará

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Professora da Faculdade de Ciências Sociais (FACS), vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Silvano Pereira de Almeida, Universidade Federal do Pará

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2025-07-01