Pra Gostar da Escola
trabalhando o desinteresse em uma escola da rede pública municipal a partir de mediações artísticas
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/19Palavras-chave:
Educação, ArteResumo
Este trabalho apresenta o projeto de intervenção Pra Gostar da Escola, desenvolvido no estágio obrigatório do curso de Serviço Social da UFF, na Escola Municipal Clóvis Tavares, em Campos dos Goytacazes, RJ. A intervenção buscou colaborar para a redução do desinteresse escolar, expresso em indisciplina e baixo desempenho dos alunos, por meio de mediações artísticas que estimularam a reflexão e o engajamento da turma. O projeto evidenciou que a arte facilita o processo de aproximação entre profissional e os sujeitos envolvidos, bem como possibilita uma intervenção mais criativa e eficaz, destacando as potencialidades e possibilidades do uso da arte no fazer profissional
Referências
CFESS. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Disponível em:
. Acesso em: 23 nov. 2023
CLAUDIO, G. de O.; SANTOS, L. B. Os espaços da exclusão social na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ. Revista Cerrados, [S. l.], v. 17, n. 02, p. 66–95, 2019. DOI: 10.22238/rc24482692201917026695. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/44>. Acesso em: 13 nov. 2023.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
HELLER, A. O quotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed., São Paulo: Cortez, 2010.
LOPES, Isabel Cristina Chaves. A mediação da Arte no trabalho educativo do serviço social para a emancipação humana. 2017. Disponível em: <https://periodicosufes.br//temporalis/article/view/12442>. Acesso em: 20/10/2023.
NUNES, F. F. S. Relatório de avaliação. Estágio Supervisionado em Serviço Social. Curso de Serviço Social. Universidade Federal Fluminense - UFF. Campos dos Goytacazes, 2023.
OLIVEIRA, Pamela Ingride. A Atuação do Assistente Social na Educação: uma breve incursão nas demandas e respostas profissionais. Maranhão, 2017.
SEGADAS, José de. Jornalista relata fim dos Cieps como modelo educacional. Instituto Lula, 2022. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/ciep-modelo-de-educacao/>. Acesso em: 17/06/2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabriele de Fatima Santos Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.