Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

NORMAS ATUALIZADAS EM OUTUBRO DE 2024 DE ACORDO COM ABNT E COM AS DELIBERAÇÕES DO CONSELHO EDITORIAL

A Revista Áskesis publica trabalhos de pesquisadores (as) com a titulação mínima de graduado/a, exceção feita às resenhas, abertas a graduandos (as).

São aceitos trabalhos em coautoria (máximo 3). 

Não é permitido a inserção de coautores/as após o processo de avalição.

Todos os artigos devem ser redigidos tendo como base o Template da Revista: Template (No canto Esquerdo clicar em "Arquivo", na sequência selecionar opção "Baixar").

 

A Revista Áskesis aceita contribuições para serem publicadas nas suas seguintes seções:

Dossiê: Os textos enviados devem responder à chamada temática, ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 3 autores, ter entre 15 até 20 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, 5 palavras-chave e keywords, titulo em inglês, e as referências bibliográficas.

Titulação mínima para esta seção: graduação completa.

Artigos: Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 3 autores, ter entre 15 até 20 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, título em inglês, 5 palavras-chave e keywords, e as referências bibliográficas.

Titulação mínima para esta seção: graduação completa.

Ensaios: Este espaço se dedica a publicar produções que assumam uma forma livre, flexível e assistemática. Neste tipo de produção, o autor tem maior liberdade na defesa de determinada posição sem precisar apoiar-se em dados empíricos ou documentação bibliográfica. Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 2 autores, ter entre 15 a 20 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, 5 palavras-chave e keywords,  e as referências bibliográficas.

Titulação mínima para esta seção: graduação completa.

Resenhas: Esta seção aceita resenhas de livros, coletâneas, filmes e documentários. Para as produções nacionais, elas devem ser feitas em até três anos após a data de publicação; para as obras estrangeiras, o prazo se estende para cinco anos. As resenhas devem ter no máximo 1 autor, não devem ultrapassar 5 páginas e necessitam apontar referência bibliográfica do trabalho indicado.

Titulação mínima para esta seção: graduação em andamento.

Entrevistas: O espaço “entrevistas” é reservado a publicar entrevistas realizadas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate sociológico. As entrevistas enviadas devem ter ligação com a proposta do dossiê em processo de avaliação.

Entrevistas realizadas em campo devem ser encaminhadas à seção “Relatos de Pesquisa”. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es) e uma apresentação de, no máximo, duas páginas. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. As entrevistas devem ter entre 15 até 25 páginas.

Titulação mínima para esta seção: graduação completa.

Relatos de pesquisa: Espaço dedicado a publicar produções baseadas em dados empíricos coletados a partir de experiências de pesquisas em andamento ou já desenvolvidas. A estrutura do texto deve conter introdução, metodologia, resultados preliminares e referências bibliográficas, ter entre 15 até 20 páginas.

Titulação mínima para esta seção: graduação em andamento.

Traduções: A revista aceita traduções de artigos, ensaios, entrevistas e artigos de jornais relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As colaborações enviadas devem apresentar título, nome(s) do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es). Devem ainda ser acompanhada da autorização digitalizada (do editor e/ou do autor) para publicação.

Titulação mínima para esta seção: graduação completa.

As seções de Artigos, Ensaios, Resenhas, Entrevistas, Relatos de Pesquisa e Traduções recebem textos em fluxo contínuo.

 

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO

1.  Artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas e relatos de pesquisa de estudantes de graduação e pós-graduação, deverão ser submetidas via sistema por meio do cadastro e login na página da Áskesis, redigidos tendo como base o Template da Revista: Template.

a) Para cada número da revista será aceito apenas um trabalho por autor para ser avaliado pelo(a)s pareceristas.

b) Serão aceitos artigos em língua portuguesa e nos seguintes idiomas: inglês, francês e espanhol.

c) As propostas enviadas serão submetidas à apreciação de pareceristas relacionados às temáticas dos artigos.

d) Os textos recebidos serão avaliados por 2 pareceristas (membros do corpo editorial ou pareceristas ad hoc). Em casos de divergências, um terceiro parecerista será solicitado. Para os textos enviados para os dossiês, caberá a ao menos um dos proponentes do dossiê sua avaliação. 

2. Indicações de formatação de texto: As normas de formatação encontram-se dispostas no Template. 

3. Citações e notas:

a) Citação direta inserida no texto

Toda citação literal de até 3 linhas deve ser transcrita diretamente no texto, entre aspas, inseridas no parágrafo e com indicação das páginas obrigatórias. Caso se trate de tradução feita pelo/a autor/a, é necessário inserir nota de rodapé contendo o texto original.

Exemplo: Segundo Giddens (1989, p. 39), “se o ‘presente’ não é cortado do fluxo de ação, a ‘memória’ nada mais pode ser senão um modo de descrever a cognoscitividade de agentes humanos”.

Supressões devem ser utilizadas através do uso do […].

Exemplo: Segundo Giddens (1989, p. 39), “[…] a ‘memória’ nada mais pode ser senão um modo de descrever a cognoscitividade de agentes humanos”.

b) Citação direta destacada no texto

Transcrição literal de trechos (cópia fiel), com mais de 3 linhas deve ser destacada do corpo do texto, iniciando em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com 1 espaço posterior entre a citação e o texto, sem aspas e com fonte 10 e espaçamento simples

Exemplo: Conforme aponta Giddens (1989, p. 39):

A consciência discursiva implica as formas da recordação que o ator é capaz de expressar verbalmente. A consciência prática envolve a recordação a que o agente tem acesso na durée da ação, sem ser capaz de expressar o que assim 'sabe'. O inconsciente refere-se a modos de recordação a que o agente não tem acesso direto porque existe uma 'barreira' negativa de algum tipo inibindo sua incorporação não-mediada na monitoração reflexiva da conduta e, mais particularmente, na consciência discursiva.

 c) Citação indireta

São reproduções das ideias do autor consultado sem que haja transcrição literal, mantendo o sentido do texto original. Não necessita de aspas, mas é indispensável a indicação da fonte através das referências.

Exemplo 1: A modernidade radicalizada está fundada no desencaixe espaço-temporal, na dissolução das estruturas tradicionais e no monitoramento reflexivo da ação (Giddens, 1991).

Exemplo 2: Segundo Giddens (1991), a modernidade radicalizada está fundada no desencaixe espaço-temporal, na dissolução das estruturas tradicionais e no monitoramento reflexivo da ação.

d) Entrevistas, depoimentos, relatos, etc.

Trechos com até 3 linhas devem ser transcritos diretamente no texto, entre aspas e inseridos no parágrafo.

Trechos com mais de 3 linhas devem ser destacados do corpo do texto, iniciando em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com fonte 10, espaçamento simples.

Exemplo 1:

Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto (Cadernos de Campo, 14 Jun. 2011).

Exemplo 2:

Entrevistador: Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto.

Entrevistado: Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto.

Entrevistador: Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto.

e) Menção a autores e referências

Menção a autores no corpo do texto: (Giddens, 1991). Mais de um autor: (Giddens & Turner, 1999). Mais de três autores: (Pereira et al., 1996)

Citações a autores no corpo do texto: (Giddens, 1991, p. 15). Mais de um autor: (Giddens & Turner, 1999, p. 115). Mais de três autores: (Pereira et al., 1996, p. 25).

Quando o nome do autor estiver inserido no próprio texto indicar somente (1991) ou (1991, p. 23).

Obras do mesmo autor com o mesmo ano de publicação deverão ser indicadas com uma letra após a data, tanto no corpo do texto como nas referências bibliográficas. Exemplo: (Silva, 1962a) e (Silva, 1962b).

Citações traduzidas devem ser indicadas com a menção (Oliveira, 1998, p. 5, tradução nossa). E, em nota de rodapé, inserir: Original: ''XXXX''

Citações dependentes, ou seja, citações de outros autores inseridas na obra de referência, deverão incorporar o “apud” (citado por). (Lindsay apud Fried, 1990, p. 209) e (Oliveira, 1971 apud Pereira, 2006).

A menção a títulos de livros e revistas no corpo do texto deve ser feita em itálico, assim como as palavras estrangeiras.

g) Notas de rodapé.

São indicações, observações ou adições ao texto feitas pelo autor, tradutor ou editor, que servem para complementar ou esclarecer informações. Deverão ser indicadas com números arábicos, em ordem crescente, inseridas no rodapé de cada página em fonte tamanho 10, com espaçamento simples e justificado.

 4. Referências Bibliográficas

Deverão vir ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, em fonte 12, justificadas, digitadas em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples.

Exemplos de referências:

a) Livros utilizados no todo.

Sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro. Local de publicação: Editora, data.

Bottomore Thomas; Outhwaite, William. Dicionário do Pensamento Social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

Giddens, Anthony. As consequências da modernidadeSão Paulo: Editora UNESP, 1991.

 

b) Capítulo de livros.

Wallerstein, Immanuel. Análise dos sistemas mundiais. In: Giddens, A.; Turner, J. (org.). Teoria Social Hoje. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p.447-470.

c) Artigos em periódicos impressos e eletrônicos.

Martins, Rodrigo Constante. Representações sociais, instituições e conflitos na gestão das águas em territórios rurais. Sociologias, v. 15, n. 15, p. 288-325, 2006.

Facioli, Lara. Da adaptação psicofísica aos micro-poderes: a modernidade em Gramsci e Foucault. Revista Urutágua, n. 23, 2011. 

d) Teses ou dissertações acadêmicas.

Sobrenome, Nome. Título da tese ou dissertação: subtítulo. Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado em área de concentração), Cidade: Universidade, Data publicação.

FELTRAN, Gabriel de Santis. Fronteiras de tensão: um estudo sobre politica e violência nas periferias de São Paulo. Tese (doutorado), Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2008.

e) Trabalho e resumo publicados em Anais de Congresso:

Silva, Márcio Ferreira da. A Fonologia Kamayurá e o Sistema de Traços de Chomsky e Halle. In: XXIV GEL-SP. Campinas: Anais do XXIV-SP, 1981. p. 175-182.

Perez, Léa Freitas. De juventude e da religião – modulações e articulações. In: JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS NA AMÉRICA LATINA. Porto Alegre: Anais…., 2005.

f) Artigos assinados em revistas

Nascimento, Gilberto. A memória condena. Carta Capital, n. 509, p. 38-45, 2008.

Prado, Adriana. Surfando com Jesus. Isto É, n. 2001, 2008.

g) Artigos não assinados em revistas.

As 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, set. 1984.

h) Artigos assinados em jornais:

Armanet, François; Anquetil, Gilles. Natureza em construção (entrevista com Marshall Sahlins). Folha de São Paulo, 2007. Caderno Mais, p. 4-6.

Cunha, Manuela. Antropologia. Folha de São Paulo, 2006. Caderno Mais.

i) Artigos não assinados em jornais:

CORREÇÃO de rota. O Globo, p. 6, 27 abr. 2008.

j) Imagem em movimento (filmes, documentários, clipes, etc.)

Prelúdio. Direção: Rose Satiko Hikiji. Produção: Laboratório de Imagem e Som em Antropologia. São Paulo: LISA/USP, 2003. 1 videocassete (13min.), VHS, son., color.

i) Podcast, blog, redes sociais

Biblioteca Comunitária UFSCar (Brasil). Dicas para um jovem pesquisador. Sorocaba, 21 ago. 2019. Facebook.  BcoUFSCar. 

Casos de referências não contemplados por estas indicações de referência deverão sempre seguir as normas de acordo com a ABNT. Em caso de dúvida, ficará a cargo da comissão editorial elaborar a referência.

 

Dossiê

Os textos enviados devem responder à chamada temática, ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 5 autores, ter entre 15 até 25 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, 5 palavras-chave e keywords, titulo em inglês, e as referências bibliográficas. Titulação mínima para está seção: graduação completa.

 

Artigos

Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 5 autores, ter entre 15 até 20 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, título em inglês, 5 palavras-chave e keywords, e as referências bibliográficas. Titulação mínima para está seção: graduação completa.

Relato de Pesquisa

Espaço dedicado a publicar produções baseadas em dados empíricos coletados a partir de experiências de pesquisas em andamento ou já desenvolvidas. A estrutura do texto deve conter introdução, metodologia, resultados preliminares e referências bibliográficas, ter entre 10 até 15 páginas. Titulação mínima para está seção: graduação em andamento.

Ensaio

Este espaço se dedica a publicar produções que assumam uma forma livre, flexível e assistemática. Neste tipo de produção, o autor tem maior liberdade na defesa de determinada posição sem precisar apoiar-se em dados empíricos ou documentação bibliográfica. Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 2 autores, ter entre 10 e 15 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, 5 palavras-chave e keywords,  e as referências bibliográficas. Titulação mínima para está seção: graduação completa.

Resenha

Esta seção aceita resenhas de livros, coletâneas, filmes e documentários. Para as produções nacionais, elas devem ser feitas em até três anos após a data de publicação; para as obras estrangeiras, o prazo se estende para cinco anos. As resenhas devem ter no máximo 2 autores, não devem ultrapassar 5 páginas e necessitam apontar referência bibliográfica do trabalho indicado. Titulação mínima para está seção: graduação em andamento.

Tradução

A revista aceita traduções de artigos, ensaios, entrevistas e artigos de jornais relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As colaborações enviadas devem apresentar título, nome(s) do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es). Devem ainda ser acompanhadas de cópia digitalizada do original utilizado na tradução, bem como da autorização digitalizada (do editor e/ou do autor) para publicação. A tradução deve ter até 30 páginas. Titulação mínima para está seção: graduação completa.

Entrevista

O espaço “entrevistas” é reservado a publicar entrevistas realizadas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate sociológico. Entrevistas realizadas em campo devem ser encaminhadas à seção “Relatos de Pesquisa”. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es) e uma apresentação de, no máximo, uma página. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. As entrevistas devem ter entre 15 até 20 páginas. Titulação mínima para está seção: graduação completa.

Edição Especial (in)cômodos

Esta edição especial se dedica a publicar produções que assumam uma forma livre, flexível e assistemática. Neste tipo de produção, o autor tem maior liberdade na defesa de determinada posição sem precisar apoiar-se em dados empíricos ou documentação bibliográfica. Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 2 autores, ter até 10 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, 5 palavras-chave e keywords,  e as referências bibliográficas. Titulação mínima para está seção: cursando a graduação.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.